Ronaldo Caiado (à esquerda), Wilder Morais, Lincoln Tejota (de xadrez), Jorge Kajuru (à direita) [Imagens: Reprodução/ Internet]

A semana começou com o nome do deputado estadual entrando na mira dos articuladores da candidatura do senador Ronaldo Caiado (DEM) como ideal para a vice. Seria o fechamento da chapa, já que Jorge Kajuru (PRP) já tinha também definido seu rumo, fazendo dobradinha com Wilder Morais (DEM) para o Senado.

Na manhã de ontem, ele aceitou o convite. Hoje, mais cedo, cerca de 24 horas depois, o governador Marconi Perillo (PSDB), articulador da aliança pelo lado do governo, foi comunicado que o Tejota estava deixando a base, junto com o PROS, para se juntar a Caiado. Há mais de semana que a questão estava desenhada no horizonte do governo. Mas tudo estava sendo tratado como blefe de aliado.

O anúncio oficial da chapa está marcado para amanhã cedo. Mais 24 horas no meio do caminho. É o tempo que o governo tem para tentar reverter a situação. Significa que o anúncio pode também, pela pressão natural, até ser antecipado. É uma ação contra o tempo, embora, neste momento, tudo esteja definido e combinado.

A notícia amplia a dissidência na base governista. O nome de Tejota é emblemático pelo que representa. O seu pai, Sebastião Tejota, é conselheiro do Tribunal do Contas do Estado, e sempre listado como interlocutor frequente do governador José Eliton. É também histórico no chamado ‘tempo novo’, pelas ligações com o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz.

O fato amplia também o sentido de esvaziamento já vivido pela pré-candidatura de Daniel Vilela (MDB). Enquanto Caiado apresenta fatos novos, Daniel mostra dificuldade de ampliar sua aliança. Resta a esperança de apoio do PP. Mas isso também fica mais incerto.

Com o governo perdendo de vez o PROS e um aliado emblemático, tudo aponta para uma pressão maior para que os pepistas fechem com Eliton. É o que os deputados querem. Só ainda não é decisão do presidente da legenda, Alexandre Baldy. Ministro de Temer, ele ganha tempo.

Nos bastidores, a informação é de que ele só não se decidiu ainda por conta de pedido do presidente da República para que feche com Daniel.

Leia mais:

Chapa com Caiado e Kajuru juntos reforça perspectiva de vitória e passa mensagem de oposição dura

.