Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado amplia a base nos municípios e DEM chega a 80 prefeitos

Faltando pouco mais de um ano para a realização das eleições de 2022, o governador Ronaldo Caiado tem conseguido ampliar a base de apoio nos municípios. O DEM tinha apenas 10 prefeitos em Goiás em 2016 e cresceu para 62 nas eleições de 2020. Meses depois chegou a 68 e agora tem 80. Caiado deve disputar a reeleição no próximo ano amparado por uma ampla frente de partidos.

Parte dos prefeitos que se filiaram ao DEM já tinha Caiado como aliado, mas não houve a possibilidade de apoio em 2020. O DEM já recebeu prefeitos de diversas legendas, entre elas do MDB, Progressistas, PSL, PSC e PSDB. Entre os egressos do ninho tucano está o prefeito de Goianira, Carlão da Fox, que de quebra ganhou apoio do governador para se eleger presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM).

Por conta da pandemia da Covid-19, as articulações políticas ficaram mais esfriadas. A migração de prefeitos de outras legendas para o DEM, teve um movimento controlado. A avaliação interna é que não houve uma ofensiva agressiva e caso tivesse ocorrido, o partido teria chegado a 100 prefeitos.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

PL

Entre os novos filiados no DEM estão alguns prefeitos do PL. Gestores municipais ficaram desconfortáveis após a deputada federal Magda Mofatto ter gravado vídeo durante as buscas por Lázaro Barbosa. Alguns prefeitos chegaram a se filiar no DEM, outros que ainda estão no PL, já sinalizaram saída. O vídeo gerou desconforto.

Avaliação

A deputada federal Magda Mofatto tem avaliado que pode ficar na base de Caiado. Mas a decisão ficará para o ano que vem. Ela argumentou que o caso Lázaro não atrapalhou a relação dela com o governador. “Nunca desrespeitei ninguém, pelo contrário, fiz uma colocação importantíssima parra o governo, onde havia uma politização”, disse. “O relacionamento com ele sempre foi muito tranquilo, muito republicano, reconheço o trabalho dele e está sendo conduzido da melhor maneira possível como governador”, completou.

Estica corda

A parlamentar relembrou que as condições dadas aos policiais durante a operação e sugeriu que o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, de fato ser um possível nome para a disputa a deputado federal, na avaliação dela. “Foi o que deu pra ver, não precisa conversar com ele, deu pra ver. As ações foram para isso (para ser candidato) e isso ficou bem visível”, destacou a parlamentar.

PSDB

O PSDB tentará construir agenda em diferentes locais do estado. O partido chegou a perder alguns prefeitos para o DEM. A legenda comandada pelo ex-governador José Eliton já projeta processos de filiação. O PSDB vem enfrentando um processo de esvaziamento desde as eleições de 2018, marcada pela derrota do grupo político do ex-governador Marconi Perillo, réu em um processo por suspeita de corrupção. Os tucanos perderam espaço em Goiás para o DEM, partido do governador Ronaldo Caiado.

Meio Ambiente

O descompromisso do governo federal na área do Meio Ambiente tem mobilizado governadores de 22 estados para busca de recursos, incluindo fundos financeiros internacionais para preservação da fauna e flora nacional, além da adoção de políticas energéticas com menos agressão à natureza.  Em abril, os gestores estaduais assinaram uma carga. O governador Ronaldo Caiado (DEM) participou do movimento. Um dos primeiros resultados foi reunião na semana passada do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande com membros da União Europeia.  

Mais lidas:

Leia também: