O governador Ronaldo Caiado voltou a se posicionar nesta segunda-feira (7) a favor de Goiânia ser uma das sedes da Copa América 2021. Mesmo em meio à pandemia, o democrata acredita que o torneio não trará riscos já que seguirá os mesmos protocolos das demais competições de futebol que já acontecem no estado e no país, e que posições contrárias são “ideológicas”.

Leia também: Goiânia supera marca de 5 mil mortes por Covid-19

“Me entristece muito ver um país priorizando a ideologia em detrimento da ciência. Eu sou médico, e acho que as decisões, quando se está enfrentando uma pandemia, têm de ser baseadas na ciência, não podem ser na ideologia. Na ideologia, tudo bem, cada defenda a sua campanha, cada um faça o que deva fazer. Agora, acho que quando se tem decisões que são tomadas, seja no Pan-Americano, seja nas Eliminatórias, seja nos demais torneios e competições não existe essa pergunta. Nós não podemos transformar o Brasil em uma posição bipolar onde a ideologia prevaleça sobre a ciência. Essa é a minha preocupação”, afirma.

Leia mais: Acordo para vacinar delegações da Copa América é cheio de incertezas e pouco eficaz

Leia mais: Com 89% dos leitos de UTI ocupados, Goiás ultrapassa 17,5 mil mortos pela Covid

O Centro de Operações Emergenciais (COE) e o Ministério Público Estadual (MP-GO) são contrários ao recebimento de jogos do torneio internacional em Goiás. Caiado reafirmou sua defesa à realização da competição e diz que se baseia na ciência para tanto.

“Se alguém demonstrar que realmente as outras competições todas não têm nenhum risco e que apenas os jogadores que estavam jogando no Rio Grande do Sul há poucos dias, ao jogarem em Goiás, isso aí vai provocar um aumento da nossa taxa? Então acho que é questão de bom senso. O Brasil vive um momento delicado, com a parte política muito acirrada, mas eu sempre tive um norte muito claro na minha vida. A vida tem de ser pautada com coerência e a coerência é a ciência, não é o achismo, nem ideologia de A ou B. Para decidir sobre saúde o balizamento é a ciência”, conclui.

Nesta segunda-feira (7), o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) aponta ocupação de 89% de leitos de UTI em Goiás para pacientes da Covid-19. Na próxima segunda (14), Goiânia sediará a partida entre Paraguai e Bolívia, no Estádio Olímpico.