Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado e Mendanha citam Maguito Vilela durante agendas em Aparecida de Goiânia

Os dois candidatos mais bem colocados em pesquisas de intenção de voto na disputa ao governo de Goiás  procuram formas de fortalecer o capital político com base na atuação histórica do ex-governador Maguito Vilela (MDB), falecido em janeiro de 2021, na prefeitura de Aparecida de Goiânia – segundo maior colégio eleitoral do estado. Tanto o governador Ronaldo Caiado (UB), que busca a reeleição, quanto o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (Patriota), que foi apadrinhado por Vilela em 2016, citam Maguito em discursos durante agendas na cidade.

Ouça a coluna em formato de podcast:

Ouça “#471: Caiado e Mendanha citam Maguito Vilela durante agendas em Aparecida de Goiânia” no Spreaker.

O governador realizou ontem ato de campanha justamente em Aparecida e destacou ações realizadas no município, principalmente nas áreas de saúde e educação. Caiado citou o apoio recebido do ex-prefeito e pai do candidato a vice, Daniel Vilela (MDB), na eleição ao Senado, em 2014, quando foi iniciada a aliança entre DEM (hoje União Brasil) e MDB. “Ajudou a me eleger Senador da República. Hoje, tenho o filho dele, Daniel Vilela, como meu candidato a vice. Um jovem que é preparado e competente e saberá levar a política de Goiás pelo bom caminho que herdou de seu pai”, discursou.

Caiado ainda listou atuações do governo estadual na cidade: “saneamento básico, a reforma de todas as escolas daqui, a implantação de uma nova tomografia computadorizada no hospital daqui; todos os alunos uniformizados; programas sociais e ponto avançado da Clínica do Ipasgo”, afirmou. O governador citou indiretamente o atual prefeito, Vilmar Mariano (Patriota), ex-vice de Mendanha: “Continuar de mãos dadas com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, como estou com todos os prefeitos” completou.

Foto: Daniel Vilela, Maguito e Caiado, em evento da campanha de 2014. (Crédito: Divulgação)

Herança

Já Gustavo Mendanha realizará o primeiro ato de rua da coligação “Estado Inteligente” em caminhada neste sábado (20), saindo da Praça Joaquim Lúcio em direção à Praça do Botafogo. O ato é considerado “símbolo” pela campanha, já que era o caminho tradicionalmente por Maguito Vilela e Iris Rezende.

Desde a criação

“Eu fui criado vendo Iris, Maguito, meu pai e outros tantos grandes nomes fazendo política. E é essa política, do bem, bonita, e próxima ao povo que quero fazer. Estou animado e esperançoso”, diz Mendanha. A caminhada tem saída marcada para às 8h, com concentração na Praça Joaquim Lúcio.

Foto: Mendanha cumprimenta Maguito em lançamento de candidatura à reeleição, em 2020. (Crédito: Divulgação)

Tô fora!

O ex-secretário estadual, Marcos Cabral, desistiu de disputar mandato de deputado estadual, pelo Partido Progressistas. O ex-prefeito de Santa Terezinha vai participar da coordenação da campanha à reeleição de Ronaldo Caiado.

Memória

Marcos foi prefeito por três mandatos, além de ser produtor rural e empresário. No governo, ocupou, sem grande destaque, a Diretoria de Obras da Agetop, Secretaria de Desenvolvimento Social, Presidência da Codego e, por último, assessoria especial da Governadoria.

marcos cabral

Desistiu

Já o vereador Henrique Alves (MDB) anunciou a desistência de candidatura a deputado estadual. O parlamentar alega que a decisão foi tomada por motivos pessoais, mas que vai continuar ajudando na campanha de reeleição do governador em Goiânia.

Oficial

“Essa decisão já está oficialmente comunicada ao diretório estadual do MDB e agora anuncio publicamente que optei por não disputar uma vaga no Poder Legislativo Estadual”, confirmou. Henrique Alves decidiu deixar a candidatura um dia após o anúncio de desistência do presidente da Câmara de Goiânia, Romário de Policarpo (Patriota), que era candidato a deputado federal.

Ministério parlamentar

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou, por meio de duas auditorias, o que chamou de “manipulação política” na entrega de equipamentos adquiridos em duas licitações da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE).

Modus operandi

Os maquinários eram retroescavadeiras e tratores, que seriam entregues a comunidades atingidas pela seca. As auditorias são de licitações do segundo semestre de 2021 e foram feitas nos dias 1º e 5 de julho, mas divulgadas neste mês de agosto. A Codevasf, empresa pública que realizou os processos licitatórios, é vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e também tem atuação em Goiás.

Exemplo

Na primeira licitação analisada, a Codevasf pretendia comprar 175 retroescavadeiras, que custariam o total de R$ 62,1 milhões. Para a CGU, o processo licitatório teve falhas por não apresentar de forma clara como se chegou ao total de 175 equipamentos, além de não detalhar os municípios e regiões para os quais as retroescavadeiras seriam enviadas e de que forma seriam distribuídas.

Mais lidas:

Leia também: