Durante o recebimento da nona remessa de vacinas contra a Covid-19, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que recebeu a garantia de que o Ministério da Saúde vai repassar imunizantes semanalmente a Goiás. Dessa forma, os municípios conseguirão ampliar as faixas etárias, uma vez que não será preciso guardar em estoque as vacinas para a segunda dose.

“Temos agora a autorização para usar 100% das doses que chegam, porque outros lotes virão. Temos o documento do Ministério da Saúde, garantindo novos lotes no decorrer da nova semana. Isso faz com que esse lote possa ser aplicado em sua integralidade. Mas mesmo com tudo isso, vale seguir as mesmas regras de sempre. Agora, ela chegando a mais gente vamos diminuir o numero de pessoas que solicitem UTI. E esse é nosso objetivo: desafogar as UTIs”, afirmou Caiado.

Goiás recebeu na manhã deste sábado, 129.100 doses da CoronaVac e da AstraZeneca, que serão distribuídas para todos os municípios goianos.

Durante coletiva de imprensa, Caiado também abordou os números dos sistema de saúde estadual. Ontem, mais de 500 pessoas aguardavam por um leito de UTI ou enfermaria em Goiás. Caiado pediu apoio da rede particular.

“O que esperamos que os hospitais particulares abram espaços. Que transformem enfermarias e apartamentos em leitos críticos ou até salas de cirurgias em leitos de UTI. Precisamos de um esforço de todos. Agora, temos que dar atenção ao cidadão”, ressaltou.