O governador Ronaldo Caiado (DEM) foi às redes sociais neste fim de semana para pedir apoio das mulheres para garantir o isolamento social durante a pandemia.

“Vocês são mais zelosas, vocês têm mais noção de vida. Vocês têm uma capacidade maior de frear os excessos. Ponderação que eu faço com cada uma: por favor, nos ajude. Mostre que não é possível nós deixarmos as pessoas indo para bares, fazendo festas, caminhando de todo jeito, participando de tudo quanto é aglomeração”, afirma.

Nesta semana, o governador determinou o fechamento do comércio por 14 dias, seguidos de reabertura pelo mesmo período, seguindo orientação de estudo da Universidade Federal de Goiás (UFG). Com a medida, fica a cargo dos municípios seguirem ou não o decreto 14×14.

Na publicação deste sábado (4), Caiado explica como ocorre a contaminação pelos trabalhadores. “Entendam. O patrão, para você ter uma ideia, o empresário ou o industrial, você sabe a última estatísticas que saiu? Quando um empresário está contaminado, quatro trabalhadores já estão contaminados. Então veja a desproporção, porque ele tem, lógico, uma casa afastada para seus pais, seus avós, seus tios. A casa dele tem um ambiente, ele tem dois, três banheiros. E você, trabalhador, quando você chega em casa, você abraça, convive com sua família. E nessa hora você transmite o vírus para todas elas. Você é mais jovem, suporta melhor. Os mais idosos vão a óbito”, explica.

Ainda no vídeo, Caiado critica empresários que vão contra as medidas de isolamento social e pedem a retomada das atividades durante a pandemia. “Esses patrões intransigentes, como nós vimos alguns aí, querendo que você vá trabalhar de toda maneira, eles não estão preocupados com a sua vida. Eles estão preocupados exatamente com o bolso deles.

No município de Rio Verde, por exemplo, de acordo com o prefeito Paulo do Vale (DEM), 80% dos casos confirmados de Covid-19 é de funcionários do frigorífico BRF.

Ao fim do vídeo, Caiado reforça o pedido de apoio às mulheres. “O isolamento social cresceu um pouco, e no entanto, com ajuda de vocês, se Deus quiser, vamos sair de 37%, vamos chegar a 50%. Eu confio que nós teremos vocês todas como parceiras nessa luta”, conclui.

De acordo com monitoramento da empresa In Loco, Goiás manteve o isolamento social de segunda (29) a quinta-feira (2) acima de 37%, caiu para 35,40% na sexta-feira (3), mas voltou para 39,54% no sábado (4). Confira o vídeo