Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado pede parceria com deputados para “produzir resultado nas bases” eleitorais

O governador Ronaldo Caiado (UB) tratou abertamente, no discurso realizado na sessão solene de posse dos deputados estaduais, das metas políticas da base aliada nas eleições municipais, em 2024, e até na estadual, de 2026. Segundo ele, o trabalho na gestão e os resultados a serem obtidos ao longo dos próximos quatro anos serão decisivos na busca dos objetivos nas próximas duas disputas.

“Que a gente possa fazer uma convergência de ações e ao mesmo tempo poder produzir resultados a todos vocês em suas bases. É coisa complicada. Eu não canso de dizer que eu chamo a urna de vossa excelência, porque sabemos o quanto é difícil conseguir o voto”, considerou o governador.

Caiado ainda pediu agilidade nas votações mesmo em meio aos processos eleitorais. “Eu sei que hoje é um dia de cada deputado imaginar o que será a eleição daqui quatro anos. Os prefeitos e prefeitas, são 160 que poderão ir para reeleição e outros que se preparam para ganhar as eleições. Então, nós sabemos que o trabalho dos deputados e também do governador não vai parar um minuto. Mas, até lá, vamos nos preocupar com as obras e fazer com que possamos ter uma agilidade nas votações”, solicitou.

Foto: Ronaldo Caiado com o presidente da Alego, Bruno Peixoto, e o vice-governador Daniel Vilela. (Carlos Costa/Alego)

Meta!

Ao pedir trabalho intenso dos deputados, Caiado repetiu a meta do segundo mandato. “No sentido de atender as necessidades e o compromisso que eu tenho de governo. No primeiro mandato foi devolver Goiás aos goianos e no segundo mandato é quebrar o ciclo da pobreza no estado de Goiás”.

A propósito

Caiado ainda colocou todos os secretários de governo, apesar de a nova equipe não ter sido confirmada, à disposição dos deputados para audiências. O governador tratou os atendimentos políticos como “obrigação” dos auxiliares.

Prazo maior

Pedido de vistas coletivo, solicitado por 10 deputados, interrompeu ontem a tramitação do projeto de minirreforma administrativa no governo estadual. Além de opositores, chamam a atenção as vistas do ex-vice-governador, Lincoln Tejota (UB).

Foto: Reunião da Comissão Mista da Alego realizada nesta quinta-feira (02). (Crédito: Sérgio Rocha/Alego)

Lista

Além dele, pediram mais tempo para analisar a matéria os parlamentares: Bia de Lima, Antônio Gomide, Mauro Rubem (PT), Paulo Cezar Martins, Eduardo Prado, Major Araújo (PL), além de José Machado (PSDB), Karlos Cabral (PSB) e Fred Rodrigues (DC).

Custo anual

As mudanças na estrutura administrativa do governo de Goiás vão gerar impacto de até R$ 150,6 milhões em 2023. O texto cria as secretarias de Infraestrutura e do Entorno do Distrito Federal, mas também prevê novas gratificações e aumenta o teto para pagamentos a cargos comissionados.

Funções

A relatoria da reforma é do deputado Lineu Olímpio (MDB), que já apresentou parecer pela aprovação. A Comissão Mista ainda não definiu formação e teve as primeiras reuniões presididas interinamente por Talles Barreto (UB), que atua informalmente como líder do governo.

Partidária

Enquanto não há definição nas bancadas do governo e da oposição, partidos começam a definir suas lideranças na Alego. Já foram oficializados os líderes Antônio Gomide (PT), Lineu Olímpio (MDB), Ricardo Quirino (Republicanos) e Rosângela Rezende (Agir).

Gestão estratégica

Especialistas e políticos realizam nesta sexta-feira (03) o fórum “O Futuro das Cidades”, que pretende debater como política e gestão estratégica ajudam a definir o futuro das espaços urbanos. O evento tem foco em responder à eterna pergunta: “Qual a Goiânia que queremos?”

Acesso

O Fórum ocorre a partir das 8h30, no CineMais do Shopping Bougainville, no Setor Marista. A participação é gratuita e a programação tem como principal atração a participação de Hans Donner, designer responsável pela identidade visual da Rede Globo.

Arquitetura

Outro ponto forte será a fala de Robson Almeida arquiteto urbanista da Elysium, Organização Social de Cultura e Educação que ficou conhecida por valorizar a diversidade artística, o meio ambiente e a essência cultural do Brasil.

Mais lidas:

Leia também: