Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado rejeita euforia de aliados sobre recuperação financeira e prega “pés no chão”

O governador Ronaldo Caiado (UB) preferiu manter prudência e responsabilidade fiscal entre os recados dados ontem, durante a posse dos deputados estaduais para a 20ª Legislatura na Assembleia Legislativa. Com unanimidade na eleição do ex-líder do governo, Bruno Peixoto (UB), e perspectiva de trabalho “harmonioso e propositivo” entre base e oposição, deputados expressam nos bastidores otimismo semelhante ao mostrado no discurso de Talles Barreto (UB). O ex-tucano disse acreditar que este será o melhor governo da história de Goiás.

Questionado pela Coluna, o governador manteve preocupação com a situação fiscal do estado e negou a possibilidade, aventada por deputados da base, de saída de Goiás do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Além disso, aponta que a receita terá perda de até R$ 5,5 bilhões neste ano por conta da redução de ICMS sobre combustíveis e outros produtos. “Foi um corte substantivo. Então, essa conta não é de momento de euforia. É um momento de muita responsabilidade”, define.

“Nós vamos aguardar para ver porque você há de convir que não tem interesse nenhum de nós querermos sair do Regime de Recuperação Fiscal”, avalia Caiado. Sobre o momento de maior investimento no estado a partir de 2023, o governador aponta que “se nós temos hoje uma poupança, isso vai dar uma condição de governabilidade, mas com os pés no chão”. “Nós temos aqui a responsabilidade de fazer nenhum gesto populista e nem avançar naquilo que o estado não pode arcar”.

(Foto: Carlos Costa/Alego)

Convite geral

Durante o discurso o governador disse que as obras do Hospital do Câncer de Goiânia devem ser iniciadas no próximo dia 13 de fevereiro e convidou deputados para o lançamento dos trabalhos. Detalhe: fez questão de enfatizar que o convite é para parlamentares da base e também da oposição.

Complexo

“Quero dizer para vocês que independente da base e da oposição, no próximo dia 13, nós vamos dar início às obras do Hospital do Câncer. Vai ser um complexo oncológico de Goiás e o primeiro pavilhão será para a oncologia infantil onde 14 mil crianças morrem sem o diagnóstico”, discursou.

(Foto: Hellenn Reis/Alego)

Puxadinho?

Depois de eleito como presidente da Alego para o biênio 2023/2024, Bruno Peixoto passou a rejeitar diretamente o discurso de independência, que marcou o início na última gestão na Casa, sob liderança do ex-deputado Lissauer Vieira (PSD).

Dependência

“Nós temos uma independência administrativa e orçamentária, mas vamos caminhar de mãos dadas para servir a população do estado de Goiás. E não escondo”, disse Bruno em entrevista coletiva.

Foto: Candidatos a PGJ, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, Cyro Terra Peres e Paulo Sérgio Prata Rezende.

À disputa!

O Ministério Público de Goiás (MPGO) realiza nesta sexta-feira (03) a eleição interna para decidir quem será o novo procurador-geral de Justiça. A votação de promotores, procuradores e servidores do órgão colocará em ordem os três candidatos: promotores Carlos Vinícius Alves Ribeiro e Cyro Terra Peres e o procurador Paulo Sérgio Prata Rezende.

Decisão

Os votos serão dados pelo sistema eletrônico e-voto e a lista tríplice será enviada para escolha do governador, que não precisa decidir de forma vinculada à quantidade de votos recebidos por cada candidato.

Empossados

O desembargador Carlos França tomou posse, nesta quinta-feira (01), como presidente do Tribunal de Justiça de Goiás para comandar o Poder Judiciário goiano pelo segundo mandato, no biênio 2023-2025.

Primeira vez

Também tomaram posse na solenidade, realizada no auditório do Tribunal de Justiça, em Goiânia os desembargadores Amaral Wilson, como vice-presidente, e Leandro Crispim, como corregedor-geral da Justiça.Carlos Alberto França foi o primeiro presidente eleito no TJGO que não estava no topo da lista de antiguidade.

(Foto: Arquivo pessoal)

Temporário

O Ministério de Relações Institucionais está sob o comando interino de Olavo Noleto. O goiano ficará responsável pela pasta até o fim da semana, quando o titular, Alexandre Padilha (PT), retorna da licença de dois dias.

Para posse

Olavo é secretário executivo do Ministério e Padilha está entre os oito auxiliares do presidente Lula que precisaram se licenciar dos cargos para tomar posse como parlamentares.

Adesão

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, confirmou ontem filiação MDB. O evento teve participação do vice-governador Daniel Vilela. A mudança ocorre em meio às articulações para a prefeitura de 2024. Rafael Marra, primo do prefeito, já integrava o partido e passa a presidir o diretório municipal da sigla.

Foto: Vereador Andrei Barbosa (esq.), vice-governador Daniel Vilela e prefeito Kleber Marra. (Crédito: Divulgação)

Mais lidas:

Leia também: