Foto: Divulgação
O governador Ronaldo Caiado (DEM) foi a Brasília nesta terça-feira (9) acompanhar as discussões na Câmara dos Deputados em torno da reforma da Previdência. O democrata busca votos para o governo e a inclusão de estados e municípios na reforma.
“A realidade é que os Estados não sobreviverão (sem a inclusão). E também não tem como ter nenhum discurso contra os deputados que votaram favoravelmente à inclusão dos estados e municípios porque não vai ter nenhum governador e nenhum prefeito que vai sobreviver sem aderir à reforma da Previdência”, afirma.
Caiado disse que acredita que governadores de outros estados estarão presentes na Câmara para apoiar a aprovação da reforma. “Eu tenho trabalhado com muita assiduidade no sentido de sensibilizar todos os parlamentares que eles não terão desgaste algum. Primeiro porque os governadores todos vão aderir. Eu só vejo pontos positivos na inclusão dos estados e municípios”, avalia.
De acordo com o governador, Goiás não teria condições de sobreviver sem a inclusão na reforma da Previdência. “Sou governador de um estado como Goiás, que é um estado que tem um potencial ímpar, que tem condições de sobreviver a todas as crises, mas não tem condições de sobreviver a um saque direto no caixa todo mês de mais de R$ 200 milhões. Essa é uma realidade”, conclui.
O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM) disse estar otimista de votar o texto-base e os destaques com sugestões de mudanças na proposta em primeiro e segundo turno até o fim desta semana. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC 6/19), a matéria precisa do voto favorável de pelo menos 308 deputados em dois turnos de votação para ir à análise do Senado.