Por unanimidade de 28 votos, os vereadores de Goiânia aprovaram na manhã desta terça-feira (14) legislação pioneira no Brasil. A partir da promulgação do projeto, que deve ser realizada na próxima semana, shoppings e outros grandes empreendimentos da Capital serão obrigados a disponibilizar uma cota de vagas gratuitas de estacionamento. A quantidade é definida pelo Código de Edificações e tem critérios diferentes para comércios, aeroporto, rodoviária, escolas, entre vários outros.

{mp3}stories/2014/outubro/RUBENS_-_VAGAS_14_10_2014{/mp3}

Os maiores shoppings da cidade deverão disponibilizar cerca de 1000 vagas gratuitas. O autor da matéria, Elias Vaz (PSB), explica a fundamentação da nova Lei e como será a aplicação. “O que nós estamos colocando através desta lei, é que aquela reserva técnica que é exigida quando vai haver uma construção de impacto tem que ser gratuita. Essa reserva técnica é cobrada pelo impacto que o empreendimento geraria na região”, detalha.

O vereador destaca que a nova lei quer evitar que em regiões próximas a grandes estabelecimentos comerciais fique com as ruas cheias de carro, enquanto os estacionamentos estão vazios.

Goiânia será a primeira cidade no País a estabelecer vagas de estacionamento de forma gratuita em grandes empreendimentos e shoppings. O projeto foi aprovado pela Câmara e vira Lei na próxima semana, com a promulgação.