A Câmara Municipal vai aprovar até o fim deste semestre o projeto de Lei, que será apresentado pela Mesa Diretora da Casa, para aumentar o número de vagas de vereadores em Goiânia a partir da eleição de 2016.
A mudança vai criar mais duas cadeiras, além das 35 existentes, e terá validade a partir da 18ª Legislatura, entre 2017 até o 2020. O presidente da Câmara, Anselmo Pereira, garantiu a mudança em entrevista ao repórter Rubens Salomão. Segundo Anselmo, a criação de mais dois gabinetes não vai aumentar os custos da Câmara, que hoje são de R$ 7 milhões por mês:
“Serão 37 vagas na Câmara Municipal de Goiânia. A decisão foi baseada em dados levantados pelo IBGE, que apontam que o número populacional da cidade nos autoriza a isso e também está em consonância com as leis eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). No fim desse período legislativo, registraremos mais essas duas vagas”.
O projeto depende ainda da aprovação da Casa, o que deverá acontecer nos próximos dias, na visão do presidente. Anselmo Pereira diz que já tem dados demográficos da cidade para comprovar a possibilidade de aumentar as cadeiras da Câmara e garante que a Constituição Federal permite o acontecimento.
*Com informações de Rubens Salomão