Com as vacinas sendo aplicadas nas regiões Oeste e Sudoeste de Goiânia, a campanha de vacinação antirrábica da capital chega a sua terceira etapa. Com 16 postos temporários, as doses serão administradas até 24 de outubro, das 9h às 16h, de segunda a sábado. Vale ressaltar que no Parque da Lagoa, localizado no Parque Oeste Industrial João Braz, a vacinação ocorre por drive thru, enquanto nos demais locais, é somente para pedestres.

A vacina antirrábica é a única forma de evitar a raiva animal, uma zoonose, ou seja, doença capaz de infectar seres humanos também. O contágio ocorre quando há o contato entre a saliva dos animais infectados, geralmente, por meio de mordedura. A doença é fatal em quase 100% dos casos, mas já são mais de 20 anos desde o último registro em Goiânia.

A administração é subcutânea e todos os cachorros e gatos a partir de 3 meses devem ser vacinados. Para que o atendimento seja efetuado, os donos dos animais precisam estar de máscaras enquanto permanecem no posto de vacinação. Todos os profissionais trabalhando também estarão equipados com máscara, além de viseiras e luvas.

Os locais estão preparados para realizar a imunização dos animais de forma segura, atendendo todos os protocolos. Os profissionais receberam treinamento para vacinar com mais rapidez, diminuindo a permanência e aumentando a segurança dos presentes.

Você pode conferir o cronograma completo com os locais de atendimento no site da prefeitura de Goiânia. Desde o início da campanha no dia 14 de setembro, já foram vacinados 29.013 animais.