Em entrevista à Sagres TV, nesta segunda-feira (15), o secretário de Estado da Saúde (SES-GO), Sandro Rodrigues, explicou sobre a nova campanha publicitária que visa incentivar a imunização de crianças e adolescentes de Goiás. “Vamos trabalhar com as próprias crianças e com os professores, que são as pessoas que as crianças passam grande parte do dia. O desafio é conscientizar pais, crianças e a comunidade escolar sobre a vacinação e prevenção de doenças”, disse o titular da pasta.

Confira a entrevista na íntegra:

Segundo Sandro, manter o cartão de vacinação das crianças e dos adolescente atualizado faz com que toda a comunidade seja protegida. “Apesar de a vacina ser uma questão individual, ela faz uma proteção coletiva. O foco é nas crianças para estimular a atualização do cartão de vacina e conscientização sobre os benefícios da imunização.

Multivacinação

A campanha de vacinação oferece doses contra a poliomielite; imunizante BCG, que protege contra a tuberculose; Rotavírus Humano; Meningococo C, que imuniza contra a meningite e meningococcemia; Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus Influenza tipo b; Febre Amarela; Hepatite A e a Tríplice Viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola. A Campanha de Multivacinação prossegue até 9 de setembro. O Dia D, de mobilização e divulgação, acontece em 20 de agosto.

Sem credibilidade

Questionado sobre as ações que tiram a credibilidade das vacinas por parte da sociedade, o secretário argumentou que o Estado combate essas situações com informações científicas. “Esse é um trabalho que temos feito na Secretaria o tempo todo. Sempre que chega um tipo de informação incoerente, mentirosa, a gente vai atrás para informar que aquela não é a verdade”, comentou.

Além disso, Sandro contou que a população tem questionado muito a segurança das doses de imunização, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua justamente na regulamentação das vacinas. “A Anvisa tem reconhecimento internacional pela qualidade do serviço que é prestado”, pontuou.

Leia mais: