O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Justiça e do Procon Goiás, assinou esta manhã um convênio com a Associação Goiana de Supermercados (Agos) para incentivar fornecedores e consumidores a terem uma atenção maior ao prazo de validade dos produtos. É a campanha De Olho na Validade.

De acordo com as regras da campanha, o consumidor que encontrar produto com prazo de validade vencido nos supermercados terá garantido o direito de receber, gratuitamente, um produto igual ou similar dentro do prazo de validade. A medida é válida para os produtos que forem encontrados na área de vendas e antes de o consumidor passar pelo caixa.

De acordo com o presidente da Agos, Antônio Henrique Xavier, a campanha passa a valer 60 dias após ser publicada no Diário Oficial do Estado. Quando em vigência, basta o consumidor que identificar o produto fora da validade procurar qualquer funcionário do supermercado, mostrar o produto vencido e solicitar outro dentro da validade, sem custo. Antônio Henrique afirma que a iniciativa da Agos é um importante passo na relação consumidor e supermercados e que a associação precisa da parceria dos consumidores para conseguir minimizar o problema da exposição e venda de produtos vencidos.

“Nós estamos convidando os consumidores a interagir mais nos nossos supermercados, buscando produtos vencidos que possam estar nas lojas. Queremos também mostrar ao consumidor que os supermercados não têm interesse em vender produtos fora da validade. O que existe é uma dificuldade de identificar esses produtos. São milhares de itens nas prateleiras e a identificação é feita manualmente, o que acaba ocasionando falhas.”

A superintendente do Procon Goiás, Darlene Costa de Azevedo Araújo, explica que a campanha De Olho na Validade será educativa e vai beneficiar o consumidor, mas não irá excluir a fiscalização do Procon. “Nós temos diariamente fiscalizações em supermercados e, todas as vezes que os fiscais vão até os estabelecimentos, são encontrados produtos vencidos. Com a participação do consumidor, nós acreditamos que a falha será minimizada. Independente da adesão dos supermercados à campanha, os fiscais do Procon vão continuar com as fiscalizações e o consumidor pode denunciar produtos vencidos pelo telefone 151.”

O vice-governador José Eliton representou o governador Marconi Perillo na solenidade e acrescentou que o convênio entre o Governo de Goiás e a Agos é também uma política de proteção à saúde. “Além do interesse de proteção das relações de consumo, nós temos também, ao fundo desse programa, uma política de proteção à saúde, na medida que tiramos do consumo produtos que podem ocasionar problemas de saúde.”

Na mesma solenidade, o Governo de Goiás entregou 32 computadores aos Procons municipais. Os recursos para aquisição dos equipamentos de informática vieram de parceria entre Governo Estadual e o Ministério da Justiça. O objetivo é a integralização dos Procons Municipais ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e à base de dados do Procon Goiás.

Do Goiás Agora.