Uma Área de Preservação Permanente (APP) ao lado de uma nascente, no Setor Goiânia 2, recebeu 78 mudas de espécies nativas do cerrado, como ipê, peroba, jacarandá, embaúba e tamboril. O convite para o plantio foi estendido para a comunidade e estudantes. As gêmeas Isadora e Rafaela Domingos, de 12 anos, fizeram questão de se envolver na campanha. “Plantar é muito bacana, mas o melhor é que com isso estamos estimulando outras pessoas a seguirem esse exemplo”, diz Rafaela. Já a estudante Elis Rocha, também de 12 anos, contou que não podemos ficar esperando apenas dos governantes. “Todos nós devemos fazer nossa parte”.
Acompanhados de monitores, jovens da Rede Pró-Aprendiz também participaram do plantio. “Nunca tinha plantado mudas. Hoje pude plantar 3, estou muito feliz, pois estou fazendo um bem para nós e para as próximas gerações”, diz a jovem aprendiz Ingrid Rocha, de 17 anos.
Foto: Elder Dias
Ações como essa ocorrem em todos os continentes. São cerca de 200 países envolvidos na campanha Fridays For Future, que em português quer dizer “Sextas-Feiras pelo Futuro”. A campanha nasceu a partir das greves escolares iniciadas na Suécia pela adolescente ativista Greta Thunberg, que deixava de assistir às aulas para estar em frente ao Parlamento pedindo aos políticos ações imediatas contra as mudanças climáticas.
O jornalista Elder Dias ajudou na articulação da comunidade da região e explica que a campanha mundial Fridays For Future, que busca alertar a sociedade e os políticos sobre as mudanças climáticas, pela primeira vez está tendo ações coordenadas em Goiânia.
As mudas foram doadas pela a Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente (Arca Goiânia), uma Organização Não Governamental (ONG) que existe há 41 anos. O presidente da Arca Goiânia, Gerson Neto, explicou que além do plantio no Setor Goiânia 2, outras três ações ocorrem na cidade, como palestras e distribuição de mudas.
Com tratores, máquinas e equipamentos, as equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), deram suporte ao plantio. “Queremos ver toda a sociedade, especialmente estudantes, envolvidos no plantio de mudas. Só com todos juntos, autoridades e sociedade, vamos reverter as mudanças climáticas”, afirmou João Rodrigues, diretor de Áreas Verdes da AMMA.
Confira a reportagem de Silas Santos
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/crWh0tg_Jt8″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}
Com informações do repórter Silas Santos