O Campeonato Brasileiro da Série D terá apenas 32 times a partir da próxima edição. A Confederação Brasileira de Futebol retirou as vagas de todas as federações que possuíam mais de uma vaga na competição.
As 32 vagas na Série D serão compostas por um representante de cada estado e do Distrito Federal, o quinto colocado da última edição da competição mais os quatro rebaixados da Série C.
Nas quatro edições da competição realizada até esta temporada eram 40 times participantes. Eles eram divididos em oito grupos de cinco equipes na primeira fase. A tendência é que a partir de 2013 o número de chaves seja mantido, porém com quatro integrantes cada.












