As eleições estão próximas e o esporte também é tema para os candidatos. O candidato ao Governo de Goiás, Weslei Garcia, conversou com a reportagem da Rádio Sagres 730 sobre suas propostas ao incentivo ao esporte no estado. Wesley representa o PSOL nas eleições. O candidato respondeu questionamento sobre três temas: Fomentar o esporte, Centro de Excelência e o Estádio Serra Dourada.

 FOMENTAR O ESPORTE

“Todas as bolsas que temos de incentivo ao esporte serão mantidas, ampliadas e melhoradas no sentido de fazer um aprimoramento do esporte no estado de Goiás. Temos um modelo que vamos trazer para o estado, que é um modelo que tiramos de fora do país, que é a parceria esporte e educação. Isso funciona muito bem. Temos universidades que em outros países por exemplo, em que as universidades selecionam os estudantes a partir do seu potencial esportivo. Modelo por exemplo de Cuba, você percebe que sempre nas Olimpíadas nos quadros de medalhas os cubanos estão e ao mesmo tempo são referencia na educação. Essa visão queremos trazer para cá. Tem o ”Esporte a meia-noite”, que queremos mapear todos os ginásios e quadras, com parceria das escolas do poder publico por meio das polícias militares. Vai poder mapear e promover campeonatos esportivos de futebol, basquete e skate, para que possamos usar esse espaço público”

CENTRO DE EXCELÊNCIA

“Nós temos que fortalecer a própria UEG. É um absurdo algumas políticas que defendem os cortes, tanto na UEG como na UFG. Vamos investir pesado naquilo que for do estado e cabível o estado para o fortalecimento da UEG e especialmente ao Centro de Excelência. Não é concebível o estado de Goiás, com a estrutura que tem, os clubes a capital que possuem CTs próprios, deveríamos despontar por todas as competições que eles participam, pois somos referência na questão esportiva. Não só futebol, tem o vôlei o basquete. Portanto, esse trabalho que elimina os seus a partir do Centro de Excelência, buscando na base e fortalecendo. Ele será uma válvula muito importante de engrenagem do PSOL. Não tem como desenvolver a educação uma gestão mais avançada e democratizada no país, que não passe por cultura e esporte”

 SERRA DOURADA

 “Revitalizá-lo, reformá-lo a politica de desenvolvimento sustentável naquelas regiões, politica cultural de incentivar para que as pessoas possam de fato virem ao Serra Dourada. Isso é fundamental para um exame todo estratégico, inclusive, passando por questão urbanística e de fortalecimento ao incentivo. Nós vamos investir no Serra Dourada e fortalecê-lo. Eu sou apaixonado por futebol, então tem que ser o cartão-postal do nosso estado. Eu acho um absurdo com a história que tem o Goiás no futebol brasileiro não ter sido palco da Copa do Mundo. Brasília que não tem tanta expressividade, para explicar a corrupção do Mané Garrincha, colocaram esses jogos em Brasília. Goiás e Goiânia tem uma história mais avançada e íntima com o futebol no Brasil”