Com a presença de cinco dos sete candidatos à prefeitura de Goiânia foi realizado na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da OAB-GO, o 1º Debate da Rádio 730. Participaram Adriana Accorsi (PT), Djalma Araújo (Rede), Flávio Sofiati (Psol), Francisco Júnior (PSD) e Vanderlan Cardoso (PSB).

Todos os presentes destacaram a importância da realização do debate para que o eleitor goianiense conheça melhor as propostas dos candidatos.

No primeiro dos três blocos, os candidatos responderam perguntas de jornalistas da Rádio 730, de representantes da OAB-GO e de uma jovem da Instituição Pró-Cerrado.

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1074047812688507%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe></p>
<p>&nbsp;</p>
<p><iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1074059532687335%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1074067269353228%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Respondendo sobre o tema saúde, Francisco Júnior elogiou a gestão das Organizações Sociais em unidades de saúde do Estado. Sobre Goiânia, ele disse que é preciso analisar a possibilidade de implantar o sistema na Capital.

O candidato Vanderlan Cardoso respondeu a uma pergunta sobre segurança pública. Ele prometeu criar uma secretaria para a área e fortalecer a Guarda Municipal.

Respondendo sobre projetos para inserção dos jovens no mercado de trabalho, a candidata Adriana Accorsi disse que pretende resgatar o projeto Pró-Cerrado, ativo na gestão do pai dela, Darci Accorsi.

O candidato Flávio Sofiati respondeu sobre as ciclovias. O representante do Psol disse que vai construir uma ciclovia que una a Praça Universitário ao Campus Samambaia da UFG.

Falando do tema esporte e lazer, Djalma prometeu projetos para inclusão do jovem e envolvimento com o esporte.

 

Candidato pergunta candidato

No segundo e no terceiro bloco, os candidatos fizeram perguntas para outros candidatos.

Adriana Accorsi comentou sobre a construção de CMEIs. Ele disse que a gestão Paulo Garcia construiu 41 unidades e inaugurou até o momento 28.

Vanderlan Cardoso diz que valorizou os servidores públicos quando foi prefeito de Senador Canedo. Ele ressalta que vai investir também em condições de trabalho para os funcionários da prefeitura.

Francisco Júnior apontou que pretende investir em parcerias com entidades filantrópicas para suprir a demanda por creche na capital. Olhando a longo prazo, ele reafirma que é preciso construir mais unidades.

Flávio Sofiati ressaltou que é preciso combater os grandes poluidores da cidade e dar destino aos resíduos produzidos pela população.

Djalma Araújo prometeu destinar 5% dos recursos municipais para a segurança pública, mas também investir em educação como prevenção contra a violência urbana.

 

Ausentes

Por meio de nota, os candidatos ausentes, Iris Rezende (PMDB) e Waldir Soares (PR), justificaram porque não foram aos debates.

Waldir disse que não podia deixar de cumprir compromissos do mandato de deputado federal em Brasília.

Já Iris Rezende alegou que tomou a decisão de ser candidato muito recentemente, e por isto, não pode adequar a agenda para que pudesse participar do debate.

{gallery}2016/debateoab{/gallery}