Depois de circular por 18 municípios goianos, a Caravana Cultural do Cerrado – Goiás Gira Arte se instala em Goiânia, no dia 6 de setembro (sábado), com programação artística voltada para a cultura urbana (graffiti, street dance, rap). O trabalho itinerante que contabiliza um público de 10 mil pessoas, até o momento, vai integrar as atividades da Rede Integrada de Segurança Pública (RISP), cujo objetivo é diminuir em cerca de 30% o número de homicídios no período de 90 dias, na capital goiana.

A Caravana Cultural do Cerrado – Goiás Gira Arte é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em parceria com a Ideia Ambiental e Cultural. O programa de descentralização e interiorização da Cultura e da Arte prevê 60 edições, em todas as regiões do Estado, realizadas com atividades gratuitas oferecidas a públicos de todas as idades,

Por onde passa, a caravana leva exposições que dão acesso às Artes Visuais, a Literatura chega até a comunidade por meio da contação de histórias, apresentações de teatro, circo e dança aproximam o espectador das Artes Cênicas. O audiovisual está representando por meio da mostra de filmes do acervo do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e a música ocupa espaço de destaque no programa da noite. As manifestações da cultura popular, como catira, capoeira, folia de reis, também estão contempladas na programação itinerante, sempre valorizando o trabalho desenvolvido localmente.

Em Goiânia, as tendas e o caminhão-palco estarão instalados em frente ao Colégio Estadual Dom Abel, na Rua 1.041, Setor Pedro Ludovico. As oficinas abertas à comunidade a partir das 14 horas, para os interessados em Pintura com estêncil em tela, construção de brinquedos em madeira, móbiles de origami. Simultaneamente, o Grupo Turma do Sorriso conduz atividades interativas e brincadeiras para a criançada, até 17 horas, quando começa a Batalha Show, clássica roda de dança que mistura estilos diversos do Break, popularizado no mundo na década de 1980.

Ainda no período da tarde, o Goiás Gira Arte promove espaço para a prática do Skate, com a participação de skatistas da La Sociedad. Também está prevista uma intervenção de live painting com diversos grafiteiros da capital, no muro do Colégio Visconde de Mauá, no mesmo bairro.

A programação do palco se inicia às 19 horas, com a percussão da banda Batuque Mauá, aquecimento para uma série de performances de rappers, B-boys e B-girls atuantes em Goiânia. Destaque para Envolvidus, Gasper, Soldados Suburbanos, Sociedade Black, CL  A Posse.

Segurança

Na promoção da cultura da paz, a Rede Integrada de Segurança Pública realiza ações de prevenção, com base em atividades esportivas, educacionais, de lazer, cidadania, saúde e cultura, dirigida á comunidade escolar. A parceria com a Caravana Cultural do Cerrado viabiliza mais uma edição do projeto, agora no Setor Pedro Ludovico.  

Segundo a coordenação da RISP, até o momento, 10 escolas foram contempladas pelas ações preventivas e educativas, entre elas: Colégio Estadual Solon Amaral, com apoio do Colégio Estadual Edmundo Rocha, no Vera Cruz II, no dia 2; Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira,  no Conjunto Primavera, na região Noroeste, no dia 9. Mais de de 2,5 mil pessoas foram atendidas nas oficinas e no festival desportivo realizado pela Secretaria da Educação, parceira no projeto, juntamente com o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás.

(COM INFORMAÇÃO SECULT)