Foi realizada na manhã desta segunda-feira (1) a cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás para o próximo biênio, o desembargador Carlos Alberto França. Ele deve ficar no cargo até fevereiro de 2023, quando uma nova eleição será realizada para o cargo.

Participaram do evento autoridades como, o governador do estado, Ronaldo Caiado, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, e o ex-prefeito da capital, Iris Rezende.

Por conta de medidas para evitar a propagação do novo coronavírus, poucas pessoas puderam participar presencialmente da solenidade. Essa e outras medidas tomadas para o evento foram elogiadas pelo governador do estado em seu discurso.

“Senhor presidente, Walter Carlos Lemes, e como presidente que toma posse, doutor desembargador Carlos França, nosso muito obrigado por dar exemplo de como deve se proceder mantendo aqui as regras do protocolo”, exaltou Caiado.

Na oportunidade, também foram entregues medalhas de Honra ao Mérito.
Entre os que receberam a homenagem estavam o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Joaquim Alves de Castro e a presidente da Asmego, Patricia Carrijo.

Em seu discurso de despedida, Walter Carlos agradeceu a oportunidade de atuar na casa e destacou as inovações feitas no tribunal.

“Creio que deixo um legado de inovação tecnológica. Nunca se investiu tanto em tecnologia neste judiciário e acredito que isso beneficiará outras gerações”, destacou Walter.

Por fim, o desembargador afirmou que deixa o cargo sendo o mesmo. “Quem me conhece sabe que ainda sou aquele Waltinho de Bela Vista […] Jamais me iludi com as luzes que emanam do poder”.

Já o agora presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos França, disse em seu discurso que pega o cargo sabendo das dificuldades que virão. “A par da alegria e satisfação por ter galgado o cargo máximo do judiciário goiano, não trago na alma deslumbre ou encantamento. Pois, sou conhecedor das dificuldades que serão enfrentadas na gestão administrativa”, pontuou.

O evento contou com a participação virtual de desembargadores e promotores por todo o estado de Goiás.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão de Denys de Freitas