A Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres lançou uma cartilha sobre transversalização de gênero para organizações que trabalham em ações de emergência. A transversalização de gênero leva em conta as especificidades e diversidades entre mulheres e meninas para o desenvolvimento de diferentes ações e iniciativas, em todas as ações e etapas.

Pensando nisso que a ONU Mulheres lançou a “Transversalização de gênero: uma questão de direitos humanos”. A ideia para o projeto foi criada a partir do programa conjunto Moverse – Empoderamento Econômico de Mulheres Refugiadas e Migrantes no Brasil, implementado conjuntamente com a Agência da ONU para Refugiados, o ACNUR, e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), com o apoio do Governo de Luxemburgo.

O objetivo da cartilha é transformar o olhar transversal de gênero em um exercício constante, demonstrando que mulheres e homens, meninas e meninos, possuem necessidades específicas de cada um, mesmo que ainda são igualmente competentes para ajudar no desenvolvimento sustentável da sociedade.

A cartilha traz aspectos importantes da integração da temática do gênero em várias áreas e setores da sociedade. Há também uma maneira breve de que todos os agentes podem realizar abordagens que alcancem a transversalização.

No site da ONU Mulheres, é possível acessar à cartilha de maneira digital. A publicação também tem pontos de atenção para a implementação de projetos no que diz respeito à igualdade de gêneros, com conceitos importantes ao se trabalhar com essa temática.

Baixe a cartilha

Leia mais: