Espaço cultural foi reaberto nesta quinta-feira (5). Foto: Samuel Straioto/Sagres Online
Foi reaberto nesta quinta-feira (7), o Museu Pedro Ludovico. A unidade estava fechada para reforma. De acordo com o superintendente executivo de Cultura da Seduce, Px Silveira, o prédio passou por obras na casa principal e anexos. Ele destacou que houve uma reestruturação no telhado, com aplicação de subcobertura, e pintura interna e externa resgatando as cores originais do edifício.
O Museu e antiga casa de Pedro Ludovico fica no Centro da cidade, na rua Gercina Borges, nº133., esquina com a Rua 25, no Centro de Goiânia. A entrada é gratuita. Segundo Px Silveira, o espaço ficará aberto a visitação nos sete dias da semana.
O superintendente disse a reportagem da Sagres 730 que o visitante encontrará objetos da casa do fundador da capital e outros itens que remetem a origem da cidade.
Construído em 1934, aproximadamente, e concluído em 1937, o Museu Pedro Ludovico foi a residência de Pedro Ludovico Teixeira.
O edifício, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, foi transformado em museu em 1987. A data de reabertura do Museu Pedro Ludovico celebra também os 76 anos do Batismo Cultural de Goiânia.
Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia, era médico, nascido na cidade de Goiás no dia 23 de outubro de 1891, e falecido em Goiânia, no dia 16 de agosto de 1979. Foi casado com Dona Gercina Borges Teixeira, primeira-dama com extenso trabalho social.