Francisco e Maria Lúcia comemoram abandono do vício após participar de grupo em Aparecida de Goiânia (Foto: SagresTV)

Depois de 50 anos fumando, o comerciante Francisco Alves Parente comemora, pois está há cinco meses livre do vício. Para largar o cigarro, ele diz que contou com a ajuda do Grupo de Combate ao Tabagismo da Unidade de Saúde do bairro onde mora, o Alto Paraíso, em Aparecida de Goiânia. No local, ele teve acompanhamento de profissionais. Um médico receitou medicamentos e um adesivo que ajuda no tratamento.

A esposa de Francisco, Maria Lúcia de Souza Alves, que fumava há 40 anos, não participou do grupo, mas pegou carona no esforço do marido e também abandonou o cigarro. Ela conta que a saúde melhorou bastante, respirar ficou mais fácil. “Eu roncava muito, meu esposo disse que agora está menos”, afirma. 

Para Francisco e Maria Lúcia, parar de fumar foi um desafio ainda maior, pois são donos de um bar e comercializam cigarro. Eles fizeram as contas. Cada um fumava dois maços por dia, que resultava em um gasto diário de R$ 16, ou R$ 6 mil por ano.

Desde 2012, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida tem grupos de combate ao tabagismo em várias unidadades de saúde. Neste momento, 5 estão em funcionamento. Desde a criação dos grupos, já foram atendidos mais de 1 mil pessoas. Os grupos duram 6 meses . Lígia da Fonseca Bernardes, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e uma das coordenadoras do programa, diz que com o acompanhamento de profissionais, em média, 90% dos participantes que vão até o final, conseguem abandonar o vício. 

Programas como este de Aparecida ajudam a entender por que no Brasil, o número de fumantes caiu 40% nos últimos 12 anos. Segundo o Ministério da Saúde, em 2006, 15,6% da população fumava. Em 2019, esse número caiu para 9,3%, ou seja, para cada 100 pessoas, pouco menos de 10 ainda continuam fumando. 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/iaviKSiSsFw” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}