Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O número de países que têm casos de infecção por coronavírus confirmados aumentou para nove, nesta quinta-feira (23). O país que tem o maior número de casos confirmados é a China com mais de 600 casos do vírus e 17 mortes, seguido pela Tailândia com três casos. A Arábia Saudita, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Taiwan e Vietnã registraram um caso cada um.

No Brasil, até o momento, cinco casos suspeitos chegaram ao Ministério da Saúde. No entanto, já descartou a suspeita de casos do coronavírus do Distrito Federal e em mais quatros Estados por não se enquadrarem aos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para diagnosticar a doença. Os estados que tiveram a suspeita da doença são: Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O secretário substituto de Vigilância em Saúde, Júlio Henrique Rosa Croda, afirmou que até o momento, não existe nenhum caso suspeito de coronavírus no Brasil. Segundo ele o governo vem acompanhando a situação mundial desde 31 de dezembro, quando o primeiro caso de infecção pelo vírus foi oficialmente registrado na China na cidade de Wuhan. Segundo o secretário, o Brasil está preparado para lidar com uma eventual epidemia da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, os coronavírus são uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Os coronavírus humanos causam doença respiratória, de leve a moderada, no trato respiratório superior. Os vírus receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa.

*Com informações da Agência Brasil