O município de Cavalcante, a 510 quilômetros de Goiânia, localizado na região norte do Estado de Goiás, foi inicialmente povoado por garimpeiros, atraídos pela grande quantidade de ouro existente em seu solo. O primeiro registro de povoação no território data da primeira metade do século XVIII. O nome do município é uma homenagem a um dos seus colonizadores, o garimpeiro Julião Cavalcante.

 

No município encontra-se uma das poucas comunidades negras descendentes de escravos fugitivos, a comunidade kalunga que mantem seus costumes e crenças. A região da comunidade Kalunga é de difícil acesso, feito quase que exclusivamente no lombo de um burro. Em lei aprovada em 1991, o território kalunga foi caracterizado como Patrimônio Cultural e sítio de valor histórico. A representante do sítio histórico Kalunga, Lucilene dos Santos Rosa, explica a localização da comunidade quilombola.

 

Sonora: Lucilene

 

 

São realizadas duas festividades culturais em Calvacante que mobilizam grande público, as romarias do Vão de Almas e a Romaria do Vão do Moleque, atraem cerca de 6 mil pessoas. A festas são realizadas nos meses de agosto e setembro em homenagem à Nossa Senhora D’Abadia e à São Gonçalo.

 

Lucilene Dos Santos Rocha ressalta a importância das festividades

 

Sonora: Lucilene