A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia aprovou o projeto de Lei nº 411/2019 que institui feriado na capital no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

A proposta, de autoria do vereador GCM Romário Policarpo (Patriota), visa propiciar atividades de valorização da cultura negra e despertar a conscientização da população brasileira, combatendo o preconceito racial.

“O dia 20 de novembro é muito representativo, não apenas para a população negra ou de ascendência negra, mas para toda a população brasileira por manter viva a lembrança da crueldade do escravagismo no Brasil. Atualmente, já é feriado em 533 cidades”, esclareceu o propositor da matéria.

Durante a discussão do projeto, os vereadores Paulo Magalhães (PSD) e Dra Cristina (PL) lamentaram ainda a morte de George Floyd, homem negro morto há mais de uma semana por um policial branco de Mineápolis, nos Estados Unidos.

O presidente da Câmara, GCM Romario Policarpo, usou máscara anti-Covid-19 com a mensagem “não consigo respirar”, em alusão às últimas palavras de Floyd antes de morrer.