Sagres em OFF
Rubens Salomão

CCJ votará Código Tributário nesta quinta-feira e relator defende “prazo possível”

Vereadores da base do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) estabeleceram ontem um cronograma para finalizar ainda nesta semana a primeira fase de discussão e votação do projeto de novo Código Tributário Municipal. Pelo definido, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realizará audiência pública sobre a proposta, nesta quarta-feira (15), com a votação do relatório, a ser apresentado pelo vereador Bruno Diniz (PRTB), no dia seguinte, em reunião extraordinária da Comissão. A primeira votação em plenário já está prevista para sexta-feira (17), também em sessão extraordinária.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

O presidente da CCJ, Henrique Alves (MDB), fez parte do Grupo de Trabalho formado pela prefeitura de Goiânia e o mercado imobiliário para a elaboração da proposta e defende a aprovação da matéria. “É um código muito bom, que vem resolvendo vários problemas históricos que nós temos em Goiânia. Claro que não é um código perfeito, não é um código ideal, mas tecnicamente foi um Código bem construído”, aponta.

Já o relator, Bruno Diniz, define apenas como “possível” o prazo até o final do mês para a aprovação do projeto de novo CTM, que poderá ter validade a partir de janeiro de 2022. “Essas discussões envolvendo o Código Tributário não começaram agora. O Código vigente tem mais de 46 anos, então essas discussões ocorreram inclusive na legislatura passada. O prefeito (Rogério Cruz) foi muito hábil na forma como ele conduziu essa matéria. A matéria está posta e todos têm condições de avaliar”, afirma. “Então, eu creio que o prazo é um prazo possível”.

Foto: Presidentre da CCJ, vereador Henrique Alves (MDB). (Crédito: Divulgação/Câmara Municipal)

De perto

A Câmara de Goiânia e a Prefeitura instalaram ontem um novo “Grupo de Trabalho do Projeto de Lei Complementar do Código Tributário Municipal”. A comissão formada por técnicos da Secretaria de Finanças (Sefin) vai prestar apoio técnico aos vereadores e às comissões durante a tramitação da matéria no Legislativo.

Instalação

O grupo de trabalho foi formado por iniciativa do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e do presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota). A reunião de instalação foi presidida pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora e vice-líder do prefeito no Legislativo, vereador Anselmo Pereira (MDB).

Foto: Instalação de equipe da Secretaria de Finanças na Câmara Municipal. (Crédito: Divulgação)

Acompanhamento

Anselmo Pereira recebeu os técnicos da Sefin na Sala de Reuniões da Presidência. O corpo técnico, formado por auditores e servidores da pasta, vai receber os vereadores e assessores dos gabinetes e das comissões para discutir e esclarecer eventuais dúvidas referentes à atualização do Código Tributário Municipal.

Tramitação

A Assembleia Legislativa inicia a avaliação sobre projeto que pretende autorizar divulgação de obras feitas com recursos de emendas parlamentares. O texto inclui permissão para emissão de propagandas de obras, eventos e de melhorias feitas a partir desse dinheiro por qualquer meio de comunicação disponível.

henrique arantes
Deputado estadual Henrique Arantes (MDB). (Crédito: Divulgação/Alego)

Eventos

O projeto também inclui trecho para permitir que parlamentares possam participar de inaugurações sem a presença do governo estadual. O autor do texto, Henrique Arantes (MDB), defende que os deputados têm o direito de informar à população sobre as obras e benefícios entregues. O projeto ainda permite colocação de placas com o nome dos parlamentares.

Avanço

As executivas de DEM e PSL se reúnem no próximo dia 21 para bater o martelo sobre a fusão das duas siglas. O deputado federal delegado Waldir, presidente regional do PSL em Goiás, aponta que o presidente nacional, Luciano Bivar tem trabalhado pela junção, depois que o “distritão” não foi aprovado. “PSL e DEM saem na frente dos demais partidos”, afirma.

Alto lá

Apesar do otimismo, Waldir diz que o diálogo ainda acontece. Sobre número e nome da nova sigla, não há qualquer definição. Tudo não passa de “especulação”, por enquanto. “Luciano Bivar está trabalhando pela fusão, uma vez isso que atende a solução de enxugamento partidário”, explica o delegado.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.