(Foto: Sagres Online)

Os 11 membros da Câmara Deliberativa dos Transportes Coletivos (CDTC) voltam a se reunir nesta terça-feira (14) pela primeira vez desde o encontro que aprovou e determinou o aumento de 7,5% na passagem de ônibus na grande de Goiânia, de R$ 4, para R$ 4,30. O encontro vai ocorrer às 9 horas no gabinete do prefeito Jânio Darrot e também presidente da Câmara, em Trindade.

O presidente detalhou que está incluído na pauta da reunião questões de melhorias no transporte, da quantidade de ônibus, os horários, imposição de limite para as pessoas em pé dentro dos ônibus. Segundo ele, outro assunto é a greve da Metrobus. “Vamos ver a questão, que estamos preocupados, de uma greve eminente da Metrobus, se isso acontecer sobrecarrega muito o restante do sistema de alimentadoras e muda completamente a dinâmica” ressaltou.

O presidente da CDTC aponta que a reunião tem objetivo de discutir alternativas de financiamento do transporte, chamada de desoneração da tarifa. À exceção do subsídio do governo ao passe estudantil, atualmente apenas o usuário banca o custo da passagem. Só que um projeto do governo que está na Assembleia Legislativa reduz substancialmente a participação do governo neste financiamento, justo na hora em que a CDTC busca ampliar as fontes de recursos para aliviar o bolso do usuário.

“A questão da desoneração das tarifas, que nós podemos fazer isso de alguma forma, procurar uma maneira que nós tenhamos aí, outras linhas de fomento para não precisar de chegar todo ano e ter que repassar a inflação”. Além destas questões, será analisada a proposta para um novo sistema de gestão do transporte, com a extinção de CDTC e CMTC e criação de uma agência reguladora.