A entrega do prêmio Craque do Jogo para Sidão, do Vasco, após a derrota por 3 a 0 para o Santos, neste domingo, no Pacaembu, com uma atuação ruim do goleiro, repercutiu muito mal nas redes sociais. Jogadores, jornalistas, perfis de times e torcedores se manifestaram a favor do jogador.

O prêmio, que é uma votação popular feita pela internet, foi instituído nas transmissões da Rede Globo de Televisão neste ano. Ao final de cada jogo, o repórter responsável pela cobertura de determinada equipe, faz a entrega de um troféu para o eleito. No caso de Sidão, a repórter Júlia Guimarães, completamente constrangida, teve a ingrata missão. Na sua conta no Twitter, a profissional da emissora comentou o episódio.

“Tenho a consciência tranquila de que o Sidão sabe o respeito que tenho pelo profissional e pela pessoa que ele é”, disse a repórter, que no momento da entrega do troféu ainda no campo, procurou explicar o que ao goleiro o que tinha acontecido. “Sidão, eu vou ter que entregar o troféu de craque do jogo. Foi uma votação feita apenas por torcedores na internet. É um jogo que foi complicado para você, uma partida bastante difícil, mas… É… Fica aqui esse troféu para você”.

Ainda no gramado do Pacembu, o goleiro disse à rádio Jovem Pam, que aquele tinha sido o pior jogo da sua carreira. ‘Acho que sim, por ser Dia das Mães e estar com o nome da minha nas costas. Hoje vai ficar marcado de forma bem triste”, lamentou Sidão.

(Foto: Reprodução TV Globo)

Apoio

Ainda na imprensa, colegas de Júlia Guimarães na Rede Globo, também deixaram suas manifestações. Um dos primeiros a se manifestar foi o comentarista Casagrande.

“Eu quero pedir desculpas ao Sidão por essa ironia de mal gosto com esse troféu ridículo. O Sidão é um trabalhador honesto e merece respeito de todos. Me desculpe mesmo”.

O narrador Luiz Roberto, escreveu o seguinte em seu perfil no Instagram: “Reflexão e lições que ficam! Sidão, nossas desculpas”.

Ainda na noite deste domingo, a Rede Globo já havia emitido uma nota em que se desculpava com o goleiro Sidão, e comunicava que a partir da próxima rodada do Brasileirão o prêmio teria um novo formato, com a participação dos comentaristas na emissora na votação.

“O Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão”, escreveu.

Jogadores de equipes adversárias também demonstraram apoio ao goleiro. O primeiro movimento foi dos atletas do Palmeiras. O craque Neymar também se manifestou. “Muito triste ver essas coisas. Faz parte ter um dia ruim, mas nem por isso, podem fazer essas coisas. Você é grande craque. Acredite em quem acreditou em você no começo. Sua família e seus amigos de verdade”, escreveu o capitão da seleção brasileira.

Nos perfis oficiais de vários clubes brasileiros também foram publicados textos de apoio à Sidão. Palmeiras, São Paulo e Santos se pronunciaram. Aliás, os santistas utilizaram um trecho de uma música do grupo de pagode Revelação, como apoio ao goleiro.

“Erga essa cabeça. Manda essa tristeza embora. Basta acreditar que um nodo dia vai raiar. Sua hora vai chegar”.

Nota Oficial

O Vasco repudiou a “exposição constrangedora” pela qual foi submetido Sidão.

O Club de Regatas Vasco da Gama repudia a exposição equivocada, constrangedora e desnecessária do atleta Sidão em rede nacional ao fim do jogo contra o Santos, em uma infeliz entrada ao vivo para a entrega de um prêmio que evidentemente não representava o espírito proposto. O Clube entende que a ironia, não por outra razão também chamada de “espírito esportivo”, faz parte do futebol. Da mesma forma, o Clube respeita a opinião pública e convive harmonicamente com reivindicações e críticas de seus torcedores e de todo o ambiente do futebol. No entanto, o episódio deste domingo (12/05) vai muito além desta questão. O Clube está convicto de que ele poderia ter sido perfeitamente evitado. A partir deste caso didático, a própria Rede Globo já anunciou que reverá os critérios de votação durante as partidas de futebol, uma maneira de evitar a repetição de situações desrespeitosas a outros profissionais e a depreciação de um importante produto de suas transmissões. Acreditamos que a emissora – uma importante parceira não apenas do Vasco da Gama, mas do futebol brasileiro – terá a habitual sensibilidade para conduzir este caso e, se assim entender, manifestar publicamente um pedido de desculpas ao Club de Regatas Vasco da Gama e a seus torcedores, assim como já o fez ao profissional Sidão.

Manifestamos nossa solidariedade ao atleta Sidão e aproveitamos ainda para agradecer a demonstração de apoio de diversos profissionais, com destaque para o comentarista Walter Casagrande Jr., que reconheceu o deslize, mesmo estando presente na citada transmissão. Este espírito deve guiar a boa convivência no esporte.

Club de Regatas Vasco da Gama