O prazo para os profissionais das instituições de educação superior preencherem os dados e realizarem a verificação de erros sem pendências do Censo da Educação Superior 2022, termina no próximo dia 20.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela ação. A coleta de dados do Censo Superior 2022 ficará disponível até o dia 23 de junho, no Sistema Censup. O período de conferência, ajuste e envio das justificativas dos relatórios de consistência terminará em 5 de maio.

O objetivo do censo da educação superior é conhecer e acompanhar a realidade das instituições de ensino. Além disso, o censo fornecerá ao Ministério da Educação várias informações estatísticas para acompanhamento e avaliação.

A atenção é quanto à expansão e melhoria da qualidade do ensino superior no país. Instituições de educação superior (IES), federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais, que ofereçam cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica precisam participar do censo.

Calendário

O Inep realizará a consolidação dos dados coletados em julho. A divulgação deve acontecer em 19 de setembro. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Leia também

Inep define cronograma para Censo da Educação Superior