A derrota do Goiás Esporte Clube para o Náutico por 3 a 2 na noite da última terça-feira (5) no estádio dos Aflitos, no Recife, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, foi recheada de polêmicas. Pênaltis não assinalados e decisões invertidas marcaram a arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro.
No canal Sportv, que transmite os jogos do Campeonato Brasileiro, o ex-árbitro Sandro Meira Ricci, que faz parte da Central do Apito, viu duas penalidades não assinaladas no primeiro tempo. Aos 10 minutos, quando o Goiás já vencia por 1 a 0, o atacante Nicolas foi derrubado pelo zagueiro Camutanga dentro da área.
“Apesar do Camutanga ter atingido a bola, ele vai de sola e atinge o Nicolas, do Goiás, explicou Ricci, que nove minutos depois, em uma jogada com o zagueiro Reynaldo, do Verdão, também viu outra penalidade. “O jogador do Goiás, o Reynaldo, abre o braço em uma ação de bloqueio. O pênalti deveria ser marcado”.
Além das penalidades não marcadas, o gol de virada do Náutico marcado pelo meia Matheus Jesus também foi alvo de reclamação. “Bola nossa no lance do segundo gol do Náutico”, ressaltou o atacante Alef Manga, na entrevista que concedeu no intervalo do jogo. Com o segundo tempo em andamento, a transmissão mostrou o lance mais uma vez e mostrou que o jogador esmeraldino tinha razão quanto à inversão do lateral, opinião compartilhada pelo ex-árbitro Sandro Meira Ricci.
“A reclamação é pertinente. Realmente quem toca na bola é o jogador do Náutico, o Caio Dantas. O Reynaldo faz a proteção porque sabe que não tocou na bola”.
Na segunda etapa, em uma das tentativas do Goiás, a bola tocou no braço do zagueiro Camutanga dentro da área, no entanto nada foi marcado após revisão do VAR, decisão que teve a concordância de Sandro Meira Ricci.
As reclamações esmeraldinas com arbitragem do mineiro Ricardo Marques Ribeiro se estenderam também para as redes sociais com a seguinte frase no twitter logo após o jogo: “Fim de jogo. Verdão é garfado em Recife e perde por 3 a 2”.
Na próxima rodada, o Goiás recebe o CSA. O jogo acontece na sexta-feira, dia 15, às 21h30, no Estádio Hailé Pinheiro.