A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT) na sigla em inglês, é a conexão de objetos comuns com a internet, ampliando suas funcionalidades e trazendo para o dia a dia do ser humano inúmeras possibilidades.

As tecnologias possibilitam um amplo impacto na vida humana e no trabalho. Ela permite que as máquinas façam mais trabalho pesado, assumam tarefas tediosas e tornem a vida mais saudável, produtiva e confortável. 

Por exemplo, dispositivos conectados podem mudar toda a sua rotina matinal. Quando você aperta o botão soneca, seu despertador automaticamente liga a máquina de café e abre as cortinas da janela.

Rede 5G

Em plena ascensão na sociedade atual, a internet das coisas deve ganhar ainda mais popularidade com os avanços do 5G, que já começou a operar em algumas cidades do Brasil. Além do aumento na velocidade, a tecnologia 5G proporcionará maior amplitude de rede, permitindo que volumes de dados muito maiores e mais complexos sejam transmitidos.

A tendência é que vejamos cada vez mais equipamentos conectados, desde as tecnologias vestíveis, como os smartwatches, até as grandes máquinas nas indústrias.

O conceito de internet das coisas passa pelo entendimento de que as redes 5G possibilitarão, por suas características, ajudar a conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores.

“Coisas” como eletrodomésticos, meios de transporte, roupas, partes da casa e maçanetas conectadas via internet a outros dispositivos que já possuem sentido somente plugados à rede, como computadores e smartphones.

Além disso, a estabilidade do 5G é um fator muito relevante, já que auxilia na atualização de informações em tempo real. Com isso, muitos setores vão se beneficiar, como a saúde e o transporte, existindo a possibilidade de cirurgias remotas e melhora no monitoramento do trânsito.

Por fim, os aparelhos IoT já são uma realidade no cotidiano, que incluem desde fones de ouvidos até equipamentos que permitem a automatização de processos em empresas. Por enquanto, ficamos na expectativa de como a evolução da Internet das Coisas ocorrerá ao longo dos próximos anos com a chegada do 5G.

Leia mais: