Estragos, ruas alagadas, asfalto arrancado, trânsito parado, veículos com problemas, motoristas se arriscando. Estes foram apenas alguns dos problemas enfrentados no temporal que atingiu a região metropolitana de Goiânia na tarde desta quinta-feira (14).

Prédios alagados

O aguaceiro começou pra valer logo depois das 16h. Não demorou muito para a chuva inundar prédios públicos como o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Setor Leste Universitário. Usando rodos, funcionários organizaram um mini mutirão para tirar a água dos corredores.

Não muito longe, uma pessoa registrou verdadeiras quedas d’água dentro do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França, na Avenida Universitária. “Olha que beleza…isso dentro de uma sala no Basileu França. As artes dos alunos todas se perdendo”, diz o responsável pela filmagem.

Ruas ou rios?

A Marginal Botafogo teve novamente o asfalto destruído por conta da chuva forte. No trecho da via, no sentido Norte, próximo ao viaduto da Avenida Araguaia, o asfalto cedeu e foi engolido pela água do Córrego Botafogo. Motoristas tiveram que transitar em meia pista, sob risco de mais desabamentos.

No viaduto da Avenida Anhanguera, próximo ao encontro com a Avenida Paranaíba, no Setor Central, os transeuntes registraram cachoeiras. Motociclistas ficaram ilhados sob as estruturas, aguardando o volume de água diminuir para seguir viagem. Os ônibus do Eixo Anhanguera tiveram dificuldades para transitar pelo trecho.

No Setor Jardim Goiás, um ponto já conhecido por alagamentos e que recentemente foi interditado para reparos, é o viaduto das Avenidas H e Deputado Jamel Cecílio.

Na região, o diretor de jornalismo da Rádio 730, Petras de Souza, registrou o momento em que um motociclista tentava passar pela inundação sob o viaduto, no sentido Flamboyant. Depois de insistir por mais de um minuto, o condutor, que estava com uma passageira, resolveu dar meia volta, com mais da metade da moto já debaixo d’água.

marginaold

No mesmo local, um carro modelo VW Gol, de cor branca, foi flagrado boiando na Avenida H, no sentido Serra Dourada. Um carro de luxo Mercedez-Benz, ficou parcialmente submerso na via. Não há informações sobre vítimas.

Ainda no Setor Jardim Goiás, motoristas tiveram dificuldade para trafegar pela Avenida Fued José Sebba, sentido GO-020, por conta da força da enxurrada. A Rua 77, que contorna o Estádio Serra Dourada, ficou quase intransitável.

Quem passava pela Avenida T-9, principalmente no trecho próximo ao cruzamento com a Marginal Cascavel, teve de ter paciência. O trânsito ficou praticamente parado, nos dois sentidos, por conta do risco de alagamento no local.

Pelo Twitter, a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) registrou diversos atrasos nas linhas de ônibus, por conta da lentidão no trânsito e dos locais de inundação.

Na BR-153, no perímetro urbano da capital, os motoristas enfrentaram filas e congestionamento no sentido Goiânia-Aparecida. Alguns trechos da rodovia também ficaram alagados.

Queda de muro

Parte do muro do Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), no Setor Leste Universitário, não resistiu à força da enxurrada e cedeu sobre a calçada. Não há informações sobre feridos com a queda da estrutura de concreto.

Mais transtornos

Nem os terminais de ônibus escaparam dos problemas causados pela chuva. Na Praça da Bíblia, os motoristas de carros de passeio passavam por dentro da estação para evitar o congestionamento da Avenida Anhanguera.

Na Rua 10/Avenida Universitária, no Centro, correntezas se formaram e arrancaram parte do pavimento. Condutores ficaram presos ao congestionamento na Rua 82, nos anéis interno e externo da Praça Cívica.

No Jardim América, um carro de passeio precisou ser empurrado no cruzamento da Avenida T-63 com Marechal Floriano. O veículo ficou parado na faixa da esquerda, no sentido Parque Anhanguera. No mesmo bairro, uma árvore caiu na Rua C-181 atingindo a rede elétrica e interditando a via.

Previsão do tempo

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período chuvoso deve continuar neste final de semana. Nesta sexta-feira (15), o sol na região metropolitana aparece entre nuvens pela manhã, e a chuva deve voltar a cair com pancadas à tarde e risco de trovoada. Mesma situação para o sábado (16) e domingo (17). As temperaturas não passam dos 28 graus, e a umidade relativa do ar fica em torno dos 95%.

{gallery}2017/chuvadezembroquintafeiradiaquatorze{/gallery}

Vídeos