(Foto: Petras de Souza/ Sagres on)

Os moradores da Grande Goiânia não tiveram muitas chances de sair de casa sem o guarda-chuva neste mês. Até o momento, o índice pluviométrico já atingiu a marca de 283,5 mm, o que representa um volume superior a 30% em relação à média histórica do mês de fevereiro, que é 214,5 mm. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a chefe do Inmet em Goiás, Elizabeth Alves, as chuvas continuarão pelos próximos dias. “A tendência é continuar com pancadas e podemos ter chuvas mais intensas até quarta-feira. Depois teremos uma trégua, de dois ou três dias, e na sequência voltará a chover. Não há uma perspectiva de aumento de volume de chuvas em relação ao que já vem ocorrendo. Teremos chuvas de 20 mm, 30 mm, ou até mesmo 50 mm”, declara.

Ainda de acordo com a meteorologista, as chuvas se tornaram mais intensas nas últimas décadas por causa do desmatamento e do aquecimento global. “Há uma mudança na distribuição das chuvas. As chuvas que antes eram mais contínuas, hoje são mais de pancadas. A gente observa isso nas nossas estações em termos de temperatura. Em algumas localidades as temperaturas aumentaram em cerca de 1º ou 1,5°”, aponta.