As medalhas que Janildes conquistou foram: ouro no scratch e sprints e prata no contra-relógio e perseguição. As provas foram todas de pista, disputas em velódromos.
Este foi o último evento no Brasil que conta pontos para as Olimpíadas de Londres. Ainda serão realizados outros quatro, mas todos fora do país. Austrália, China, Colômbia e Inglaterra vão sediar as últimas competições que pontuam para 2012.
As outras ciclistas que querem chegar às Olimpíadas não são as únicas adversárias de Janildes. Aliás, nem são as principais. O grande obstáculo que ela precisa superar é a falta de incentivo, tanto estatal quanto da iniciativa privada. Hoje a goiana defende uma equipe de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Pró-Esporte
Sobre o programa de incentivo ao esporte do governo goiano, Pró-Esporte, criado em 2004, a atleta disse que no início, mais precisamente nos dois primeiros anos, funcionou muito bem, mas que depois caiu muito.
– Não existe uma diferenciação entre o atleta de base e o atleta de alto nível, revela a ciclista.
Segundo Janildes, hoje não tem como o atleta goiano de alto nível sobreviver em Goiás. Por isso, aqueles que querem continuar competindo e lutando por competições maiores, como Panamericano e Olimpíadas, migram para outros estados.
– Se eu tivesse representando Goiás, eu não teria nada em casa, eu não teria o que comer. Por isso, estou representando São José dos Campos.
Esperança
A troca de governo criou expectativa na atleta, que espera que as leis de incentivo ao esporte, sejam colocadas em prática, ainda neste ano. Desta forma, ela conseguiria competir nas etapas que dão pontos para as Olimpíadas.
– Estamos cheio de esperança que ele (Marconi Perillo) possa trazer novidades pra gente neste final de ano, para colocar mais representantes de Goiás no Pan de 2011 e nas Olimpíadas de 2012.
Brasil 2016
Disputar as Olimpíadas de 2016 no Brasil é o objetivo de Janildes Fernandes. A ciclista pretende que está seja sua última competição.
– Quero encerrar minha carreira em 2016. Disputar as Olimpíadas do Brasil é um sonho.
A atleta goiana já participou de duas Olimpíadas e três Panamericanos.