A cidade de Goiás está completando 286 anos. Desde 1983, por ocasião do aniversário da cidade, o Governo do Estado é transferido para a cidade. O evento está sendo comemorado com extensa programação da Prefeitura de Goiás e do Governo Estado.
As solenidades tiveram início às 9h40, com a instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público Estadual. Logo após, o governador Marconi Perillo, autoridades locais e dos demais poderes participaram de inaugurações, promoveram despachos e atendimentos à população da região que segue até o final do dia, quando se encerra a transferência.
O professor, historiador e chefe do Gabinete de Gestão do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Nars Chaul, frisa a importância desse retorno à antiga capital do Estado, iniciada no Governo Mauro Borges, filho do fundador de Goiânia e promotor da mudança da capital, Pedro Ludovico Teixeira. Ele avalia que essa volta simbólica à antiga capital surgiu como uma espécie de recompensa à cidade que por 159 anos foi a sede administrativa do Estado, de 1774 a 1933.
“A cidade de Goiás é uma espécie de cordão umbilical para nós, é nosso berço, é a fonte das nossas raízes históricas, culturais, político- administrativas e econômicas”, ressalta Chaul. Ele avalia ainda que a mudança ganhou uma ressignificação depois que a cidade recebeu, em 2001, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. – Com Goiás Agora.