Anápolis é selecionada pelo Governo Federal para receber o projeto-piloto (Foto: Bruno Velasco/ Dircom) 

O Governo Federal lançará o projeto-piloto “Mães Unidas”, na quinta-feira (12), às 14h, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A iniciativa tem o objetivo de atender gestantes e mães em situação de vulnerabilidade social. O público do projeto são grávidas e beneficiárias do Bolsa Família, adolescentes e mães de crianças com deficiência ou síndrome.

Segundo a Prefeitura de Anápolis, representantes do Governo Federal estiveram na cidade nesta segunda-feira (9) e fizeram o convite à Prefeitura. Participaram da reunião, o vice-prefeito Márcio Cândido, e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizania Lobo. Anápolis foi um dos três municípios do Estado selecionados, além de Goiânia e Aparecida de Goiânia. O objetivo do Mães Unidas é acompanhar mães e filhos desde a gestação até o segundo ano de vida da criança, visando promover o fortalecimento de vínculos, saúde e cidadania.

Uma das ideias do projeto é que mães voluntárias, previamente capacitadas, orientem as outras no acesso aos serviços básicos de saúde, assistência social e jurídico, além de oferecer apoio psicológico. O assessor jurídico da Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Carlos Alberto de Oliveira Soares, disse que o principal objetivo é “é resgatar a dignidade de mães que estão grávidas e que, por muitas vezes, não tem nenhum amparo”. E completou dizendo que “as mães com mais de um filho darão esse suporte para outras mulheres”.