Cientistas chineses criaram um vidro biodegradável capaz de se decompor em dois dias. O novo produto surgiu como uma alternativa ao vidro convencional, produzido a partir da mistura de dióxido de silício, substância presente na areia, calcário e sódio colocados em fornos de alta temperatura. 

A pesquisa realizada no instituto de Engenharia de Processos (IPE) da Academia Chinesa de Ciências conseguiu desenvolver um vidro biodegradável com a mudança da composição do vidro que conhecemos por aminoácidos e peptídeos.

Diagrama esquemático da construção do vidro biomolecular e suas propriedades únicas (Imagem de XING Ruirui)

Decompostos pela matéria orgânica, o vidro de aminoácidos levou dois dias para se decompor totalmente. A experiência com peptídeos demorou mais tempo para se decompor, sendo assim, cerca de cinco meses. O estudo quer reduzir o tempo estimado de 5 mil anos que um material de vidro leva para se decompor na natureza, dependendo da condição do produto.

Benefícios do vidro biodegradável

YAN Xuehai é o líder da pesquisa chinesa sobre vidro biodegradáveis e recicláveis. Então, o pesquisador afirmou que o material apresentou características ecológicas positivas , que chamou de biodegradabilidade e bio reciclabilidade, e que são produtos com propriedades funcionais únicas.

Xuehai acredita que o vidro biodegradável irá diminuir a extração de matérias-primas. Mas ainda não sabe quando o produto vai chegar ao comércio.

“O conceito de vidro biomolecular, além dos vidros ou plásticos usados ​​comercialmente, pode ser a base de uma tecnologia de ‘vida verde’ para um futuro sustentável”, disse.

“No entanto, o vidro biomolecular está atualmente em fase de laboratório e longe de ser comercializado em larga escala”, ressaltou.

*Com CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: