A Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) constatou que o movimento no trânsito de Goiânia já retornou quase totalmente à normalidade. De acordo com o secretário, Fernando Santana, o último levantamento indica que a redução atual do trânsito é de apenas 10%, ou seja, 90% dos veículos já voltaram a circular pela cidade. O secretário mostrou-se preocupado com a grande movimentação, haja vista que os shoppings centers e boa parte do comércio ainda não voltaram a funcionar.

A SMT faz monitoramento do trânsito desde o início da pandemia. De acordo com a pasta, no mês de março, início da quarentena, Goiânia chegou a ter uma redução de 62% no número de veículos circulando nas ruas. Em abril, esse número caiu para 35% e, atualmente, mesmo sem o retorno das atividades escolares e de todos os setores produtivos, essa redução no fluxo chegou à apenas 10%. “A OMS orienta que a redução [em períodos de isolamento social] deve ser em torno de 70%, voltou a repetir o secretário em entrevista à Sagres 730 nesta terça-feira (2).

Excesso de velocidade

O secretário afirmou que se decepcionou com o motorista goianiense neste período de isolamento social. É que o número de multas por infração de trânsito praticamente não diminuiu. “Apesar de estarmos restringindo o movimento das pessoas e a circulação nas ruas, continuamos registrando um número alto de multas”.

Chamou a atenção da SMT o aumento das multas por excesso de velocidade. De acordo com Fernando Santana, elas representavam antes do isolamento social cerca de 60% do total de infrações. Já agora, elas representaram 76%. “São pessoas que estão excedendo enquanto deveriam estar preocupados com a defesa da vida, na verdade estão na contramão”. Ele informou que a SMT flagrou motoristas a cerca de 158 km por hora em vias da cidade.