A prefeitura de Goiânia publicou nesta terça-feira (15) um novo decreto que amplia a flexibilização na capital. O documento autoriza o retorno de cursos livres, clubes recreativos e escolinhas de iniciação esportiva para alunos acima de 12 anos.

De acordo com o documento, a liberação de novas atividades se deu após análise da pandemia em Goiânia e a capacidade assistencial técnica da Secretaria de Saúde do Município.

Além disso, o novo decreto justifica que “não existem dados estatísticos suficientes para demonstrar que são locais de efetiva proliferação de contaminação, posto que não há possibilidade de se identificar a exata origem da doença em todos pacientes de Covid-19, os quais podem ter sido contaminados, inclusive, em outras cidades”.

A prefeitura defende que, assim como as escolinhas de iniciação esportiva, os cursos profissionalizantes de capacitação são frequentados por pequenos grupos de alunos simultaneamente. Além disso, sobre os cursos a gestão acredita que são importantes para reinserção no mercado de trabalho.