Os olhos podem estar voltados para o anfitrião, que abre as oitavas de final, mas outro confronto sul-americano estará sob os olhos do mundo neste sábado. Depois de Brasil e Chile, que se enfrentam no Mineirão, é a vez de Colômbia e Uruguai medirem forças, às 17h, no histórico Maracanã, em um dia que também será histórico para o continente.

Se os colombianos apresentaram melhor futebol na 1ª fase, vencendo os três jogos, inclusive dois deles com três gols de diferença, os uruguais se apoiam em alguns fatores para ter motivação extra. O primeiro deles é a ausência de Luís Suárez, que ganhou suspensão pesada da FIFA após morder o italiano Chiellini. Só que a suspensão foi vista como uma injustiça pelos uruguaios e o técnico Óscar Tabarez revelou que o grupo está mais unido do que nunca e jogará pelo atacante.

Além disso, a partida marca a volta da Celeste ao Maracanã em um jogo de Copa do Mundo. A última foi justamente a final da Copa de 1950, onde os uruguaios venceram a Seleção Brasileira e conquistaram o bicampeonato no episódio conhecido como Maracanazzo. Por isso, se apegar a cada detalhe histórico é importante, tanto que a preparação foi feita em São Januário, assim como em 50.

O time uruguaio ainda não está definido e Tabarez preferiu não dar qualquer pista sobre quem substitui Suárez. Se a opção for a natural, de um atacante por outro, Stuani e Forlán disputam a vaga, sendo que o primeiro é uma referencia na grande área. Só que a opção pode ser mais cautelosa, e assim, Gastón Ramirez, entraria no time. O capitão Lugano segue lesionado e Giménez mantém a dupla com Godín.

No time colombiano, o técnico argentino José Pekerman acredita que a categoria possa falar mais alto nesse momento, ainda que o respeito seja enorme com a raça uruguaia. Se Suárez faz falta de um lado, Falcao faz falta do outro, ainda que a ausência do atacante cortado antes da Copa não tenha sido tão sentida na primeira fase. O time colombiano será o mesmo que estreou na competição e a responsabilidade de conduzir o time ao triunfo está nas costas do jovem James Rodriguez, um dos melhores da 1º fase.

FICHA TÉCNICA

COLÔMBIA X URUGUAI

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de junho de 2014, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)

COLÔMBIA: Ospina; Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Aguilar, Carlos Sánchez, James Rodríguez, Cuadrado e Ibarbo; Gutiérrez
Técnico: José Pekerman

URUGUAI: Muslera; Álvaro Pereira, Godín, Giménez e Cáceres; Cristian Rodríguez, Arévalo Ríos, González e Lodeiro; Stuani (Ramírez) e Cavani
Técnico: Óscar Tabárez