Se a primeira divisão do Campeonato Goiano já definiu a retomada do torneio desta temporada em janeiro de 2021, a Divisão de Acesso também foi estabelecida após nova reunião dos clubes participantes com a Federação Goiana de Futebol (FGF). Após as incertezas da primeira reunião, somente quatro equipes confirmaram a presença no torneio, que tem seu início programado para o dia 25 de outubro.

Se o Novo Horizonte confirmou sua desistência já na reunião inicial, por não considerar seguro competir por conta da pandemia, Aparecida, Goiatuba e Morrinhos seguiram o mesmo caminho, alegando falta de receita para montar os elencos. Campeão da Terceira Divisão em 2019, a decisão do Goiatuba surpreendeu a federação. Todos os quatro não serão penalizados e retornam à Divisão de Acesso em 2021.

Dessa forma, somente Inhumas, Itumbiara, Jataiense e Rio Verde confirmaram a presença na competição, que definirá as duas equipes promovidas para a elite e também um rebaixado na próxima temporada. Humberto Macchione, presidente da Jataiense, argumentou não considerar justo, porém André Pitta, presidente da FGF, ressaltou a questão legal do Estatuto do Torcedor, que exige o descenso.

Clubes envolvidos

Participantes: Inhumas, Itumbiara, Jataiense e Rio Verde
Desistentes: Aparecida, Goiatuba, Morrinhos e Novo Horizonte

O campeonato será disputado em um único formato, um quadrangular com seis rodadas, em turno e returno. Nesse sentido, os times se enfrentarão em duas oportunidades, com seis jogos para cada entre o último domingo de outubro e o último domingo de novembro – esta data pode sofrer modificação em decorrência das eleições municipais, uma vez que no dia 29 de novembro será realizado o segundo turno, caso aconteça no respectivo município.

Datas do torneio

1ª rodada: 25 de outubro (domingo)
2ª rodada: 1º de novembro (domingo)
3ª rodada: 8 de novembro (domingo)
4ª rodada: 11 de novembro (quarta-feira)
5ª rodada: 22 de novembro (domingo)
6ª rodada: 29 de novembro (domingo, a confirmar)

Enquanto a federação cobrou o Inhumas a apresentar uma documentação a respeito da nova diretoria até esta sexta-feira (21) para confirmar a participação do clube na Divisão de Acesso, o Conselho Técnico também definiu outros detalhes do torneio. Será permitido relacionar 20 jogadores por partida, sendo que obrigatoriamente nove atletas convocados terão que ser sub-23 (nascidos a partir de 1997).

Sem o limite de sete jogadores no banco de reservas, os times foram permitidos a promover até cinco substituições durante o jogo. Já o registro de atletas será permitido até o dia anterior à partida da equipe válida pelo segundo turno, marcado para 11 de novembro. Os times terão que entrar em campo independente do número de jogadores contaminados com a covid-19, desde que os resultados dos testes sejam apresentados conforme o protocolo.

Os clubes também deverão apresentar os laudos dos estádios que pretendem realizar seus jogos até o dia 16 de outubro. Se houver proibição para a realização de jogos no município ou os laudos não forem apresentados, o clube mandante poderá perder o direito de sediar a partida, de forma que a outra equipe, até então visitante, possa ajudar na realização do evento sem maiores prejuízos de datas e financeiros.

Ainda não houve definição sobre a transmissão das partidas. Com as definições sobre o campeonato, a federação sinalizou que agora buscará parceiros para ter apoio no custeio do torneio, como na fabricação dos uniformes, no pagamento da taxa de arbitragem, que também negociará uma redução do custo com o Sindicato dos Árbitros do Estado de Goiás, e na própria possibilidade de transmitir os jogos.

Participaram da reunião

FGF: André Luiz Pitta, presidente
Inhumas: Jorge Saran, treinador, em substituição a Paulo Roberto Barbosa, diretor de futebol
Itumbiara: Reinaldo Júnior, presidente da Soccer Stars, empresa responsável pela gestão esportiva do clube
Jataiense: Humberto Macchione, presidente
Rio Verde: Ramon Ferreira, diretor de futebol
Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás: Marçal Filho, presidente