Seguindo a semana de reuniões acerca das competições do futebol goiano da temporada de 2020, nesta quarta-feira (5), a Federação Goiana de Futebol (FGF) realizou um encontro por videoconferência com representantes dos oito clubes envolvidos na Divisão de Acesso do Campeonato Goiano. Os dirigentes, contudo, não chegaram a um acordo e nova reunião foi agendada para o dia 17.

Na abertura do encontro, André Luiz Pitta, presidente da FGF, ressaltou a importância da realização do torneio tendo em vista a temporada de 2021. O Goianão 2020 já foi confirmado que será retomado no dia 13 de janeiro. Um protocolo de segurança, com detalhes sobre testagem e higienização, será repassado aos clubes até a próxima segunda-feira (10) – a federação se comprometeu a buscar parcerias para facilitar o custeio.

Novas datas

Divulgação do protocolo de segurança: até o dia 10 de agosto (segunda-feira)
Limite para confirmação dos clubes: até o dia 14 de agosto (sexta-feira)
Nova reunião: dia 17 de agosto (segunda-feira)

Em virtude das indefinições, dúvidas e problemas financeiros, a maioria dos clubes não confirmou participação em um primeiro momento. Enquanto Itumbiara e Jataiense mostraram flexibilidade, o Novo Horizonte garantiu não fazer parte da Divisão de Acesso em 2020. A maior preocupação dos outros foi motivada pela questão do descenso: se poderão sofrer punições ou até serem rebaixados para a Terceira Divisão.

Embora a posição da federação seja de compreensão com o momento, a questão legal preocupa por conta das leis que regem o futebol brasileiro – a Lei Pelé e o Estatuto do Torcedor. Por isso, André Pitta afirmou que reunirá com o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Goiás nos próximos dias para dar uma posição aos clubes a respeito da situação do rebaixamento.

Questionado sobre uma data ideal para iniciar o torneio, o presidente da FGF estipulou entre 20 e 30 de outubro, ressaltando a necessidade de definir e publicar o regulamento e a tabela da Divisão de Acesso pelo menos 60 dias antes do começo dos jogos. De qualquer forma, antes que isso possa ser feito, a federação necessita ter a confirmação de quais equipes se comprometerão a participar da competição.

Os clubes terão uma semana e meia para confirmar sua participação no torneio, até o dia 14. Além do posicionamento, as diretorias favoráveis ao início também deverão encaminhar à federação a autorização do poder público municipal sobre a possibilidade de realização de treinamentos e jogos na sua sede. Caso não tenham a liberação da autoridade sanitária local, precisarão garantir a disponibilidade de competir em outra cidade.

Participaram da reunião

FGF: André Luiz Pitta (presidente)
Aparecida
: Henrique Gonçalves (diretor de futebol)
Goiatuba: Eduardo Bessa (presidente)
Jataiense: Humberto Macchione (presidente)
Inhumas: Paulo Roberto Barbosa (diretor de futebol)
Itumbiara: Lucia Carla Mendonça (presidente)
Morrinhos: Leandro Nato (presidente)
Novo Horizonte: Rodrigo Albernaz (presidente)
Rio Verde: Ramon Ferreira (diretor de futebol)