Foi aberto, nesta terça-feira (7), em Goiânia, o I Encontro Formativo para profissionais do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais Goiás, da Secretaria Estadual de Educação. A abertura contou com a exposição Fábrica de Sentidos, de Rodrigo Godá, além da apresentação teatral do grupo Guará, Amor por Anexins.

Ainda nesta terça, os participantes poderão acompanhar uma palestra de Ana Cláudia Cipriano, sobre o tema Qualidade na Educação Goiana: acompanhamento de contextos e de aprendizagens. O encontro tem programação até sexta-feira (10), com oficinas pedagógicas para professores formadores da Educação Infantil e Alfabetização, articuladores regionais e outras palestras.

AlfaMais Goiás

O programa foi criado com o objetivo de redução dos índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas de ensino. Além disso, segundo o Governo de Goiás, a ideia é assegurar a alfabetização completa na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental, princípio também defendido pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 04 da Organização das Nações-Unidas (ONU), Educação de Qualidade.

A iniciativa inclui pagamento de bolsas para profissionais envolvidos, com valores entre R$ 600 e R$ 2 mil, e premiações para escolas públicas. Cerca de 200 mil estudantes e 8 mil profissionais da Educação nos 246 municípios goianos devem ser impactados.

Para isso, Estado e municípios trabalharão juntos na execução de ações voltadas a professores e estudantes da Educação Infantil e 1º, 2º e 5º anos do Ensino Fundamental. Ao Governo de Goiás caberá a disponibilização de recursos técnicos e financeiros para a execução do programa. Prefeituras serão responsáveis pela adesão e pela implementação das iniciativas.

(Apresentação teatral na abertura do evento | Foto: Solimar de Oliveira/Seduc)

Leia mais: