O Corpo de Bombeiros encerrou nesta madrugada (15) o combate ao incêndio na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, após extinguir os dois focos que restavam. A operação contou com a ajuda de voluntários e, a partir de agora, o local está na fase de monitoramento e rescaldo, para que não ocorra reignição das chamas.

A estimativa da Defesa Civil de Goiás é de que a 315 hectares tenham sido queimados na região, onde o incêndio começou a ser combatido pelo Corpo de Bombeiros na segunda-feira (12). Vale ressaltar que o Estado de Goiás passar por um período de seca, que facilita a ocorrência de incêndios. Hoje, 98,2% do território goiano passa pelo fenômeno, enquanto 32,81% tem uma seca considerada grave.

Na última sexta-feira (9), um incêndio de grandes proporções aconteceu, também, no Parque Nacional das Emas, atingindo 28 mil hectares da região. O fogo só foi controlado na terça-feira (13). Neste caso, as queimadas tiveram início após brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) perderem o controle dos aceiros, quando o fogo é colocado numa faixa da vegetação e apagado em seguida.

Em relação ao incêndio na Chapada dos Veadeiros, ainda não foi possível identificar qual a causa.

(Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

*Com informações do CBMGO