Imagine uma loja virtual que comercializa produtos com um propósito verdadeiro e consciência social e ambiental. Ela existe, por meio da plataforma proposito.com.vc. Lançada ao final de 2020, a iniciativa reúne e oferece descontos em itens feitos por indígenas, negócios sociais e empresas. É o que explica um dos criadores da ideia, Ricardo Mastroti, em entrevista ao STM #241 desta quarta-feira (7).

“O produto não está ali só para ser vendido e ter lucro. Tem que ter um cuidado com seu processo de produção, de comercialização, de modo que possa estar trazendo benefícios, impactos positivos, sociais e ambientais. É o que a gente classifica como sendo um produto com propósito”, afirma.

Os 12 propósitos da plataforma (Foto: Divulgação)

O site proposito.com.vc lista 12 propósitos que atuam como uma curadoria. Para que os produtos possam ser anunciados, a lista de produção deve seguir um desses segmentos. Entre eles redução da pegada ecológica, agricultura urbana, inclusão social, negócio social e alimentação saudável. Para Mastroti, a plataforma busca priorizar produtos que fazem o bem a todos, e não a uma pessoa somente.

“A ideia é do coletivo. É bom para quê e tem que ser bom para todo mundo. Se não for bom para todo mundo, está com algum problema. Quando a gente fala de problemas ambientais, o impacto ambiental é socializado. O lucro é privado e o impacto fica para todos. Então no cuidado ambiental, todos ganham”, exemplifica.

Conheça mais sobre a plataforma e como anunciar e fazer parte dessa ideia na entrevista a seguir dentro do STM #241