O futebol masculino do Brasil finalmente encontrou o caminho das vitórias nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. A seleção entrou em campo na noite desta quarta-feira, dia 10, para enfrentar a Dinamarca. Só a vitória interessava à Canarinho para conseguir a classificação para as quartas-de-final da competição.
A seleção, enfim, mostrou seu bom futebol e dominou os dinamarqueses do começo ao fim. Gabriel Barbosa abriu o marcador e marcou duas vezes. Gabriel Jesus e Luan ampliaram o placar. O Brasil terminou em 1º do grupo A e enfrentará a Colômbia na próxima fase. Partida será realizada no próximo sábado, dia 13, às 22h, na Arena Corinthians.
1º tempo
O Brasil começou o primeiro tempo ofensivo, com mais volume de jogo, mas sem grandes chances de abrir o placar. A primeira chegada aconteceu nos pés de Renato Augusto, aos 5 minutos, que avançou em velocidade pelo meio e tocou em Gabriel Barbosa. O atacante estava bem marcado e acabou chutando fraco, facilitando a defesa do goleiro Hojbjerg.
Aos 13 minutos, a chegada foi na bola parada. Neymar cobrou falta buscando Rodrigo Caio, que apareceu na segunda trave, mas não conseguiu ser mais rápido que o goleiro dinamarquês e acabou perdendo a oportunidade de marcar o primeiro gol do Brasil. Aos 23 minutos, mais uma chance, dessa vez com Gabriel Jesus. Jesus recebeu ótima bola enfiada de Neymar, pelo meio, e, na hora da finalização, chutou com a perna errada e acabou mandando a bola por cima da meta.
O primeiro gol da seleção saiu aos 25 minutos, com Gabriel Barbosa. Douglas Santos avançou pela esquerda, tentou a jogada por duas vezes, na terceira, conseguiu o cruzamento rasteiro e Gabriel apareceu para completar para dentro das redes. Foi o primeiro gol da seleção nessas Olimpíadas do Rio.
Após o gol, o Brasil se inflamou ainda mais no jogo. Aos 38 minutos, Gabriel Jesus foi lançado após rápido contra-ataque de Gabriel Barbosa, que deixou o xará na cara do gol, mas ele acabou mandando a bola em cima do goleiro Hojbjerg. O segundo gol brasileiro veio no minuto seguinte, aos 39. Em jogada pela direita, Luan cruzou na medida para Gabriel Jesus, que chegou na segunda trave, de primeira, e mandou a bola para o fundo da rede, ampliando o placar.
2º tempo
O segundo tempo começou a todo vapor, com a seleção brasileira indo para cima. Logo aos 2 minutos, Neymar tocou em Luan na entrada, que arriscou chute forte e a bola passou muito perto do gol dinamarquês.
O terceiro gol saiu logo no comecinho da segunda etapa. Aos 4 minutos, Neymar acionou Douglas Santos na esquerda, o lateral tocou para Luan, que completou para o fundo do gol e ampliou o marcador.
Daí em diante, tranquilo na partida, Neymar foi em busca do próprio gol. Aos 12 minutos, o atacante tentou chute forte de fora da área, a bola desviou na zaga e quase foi parar dentro do gol. Aos 20 minutos, Neymar acionou Gabriel Jesus na esquerda, mas o jogador estava em posição de impedimento e o lance foi parado.
O quarto gol da seleção saiu aos 34 minutos, de novo com Gabriel Barbosa. Neymar avançou na esquerda pela linha de fundo, tocou para a área e achou Gabriel Barbosa, que completou para o fundo das redes e deixou o seu segundo na partida.
Confira todos os resultados da rodada:
Grupo A
África do Sul 1×1 Iraque – Arena Corinthians – 22h
Brasil 4×0 Dinamarca – Arena Fonte Nova – 22h
Grupo B
Japão 1×0 Suécia – Arena Fonte Nova – 19h
Colômbia 2×0 Nigéria – Arena Corinthians – 19h
Grupo C
Coréia do Sul 1×0 México – Estádio Mané Garrincha – 16h
Alemanha 10×0 Fiji – Estádio Mineirão – 16h
Grupo D
Argentina 1×1 Honduras – Estádio Mané Garrincha – 13h
Argélia 1×1 Portugal – Estádio Mineirão – 13h
Confira os confrontos de quartas-de-final:
Portugal x Alemanha – 13/08 – 13h – Estádio Mané Garrincha
Nigéria x Dinamarca – 13/08 – 16h – Arena Fonte Nova
Coréia do Sul x Honduras – 13/08 – 19h – Estádio Mineirão
Brasil x Colômbia – 13/08 – 22h – Arena Corinthians
FICHA TÉCNICA
Brasil 4×0 Dinamarca
Data: 10/08/2016
Local: Arena Fonte Nova, Salvador, Bahia
Horário: 22h
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Reza Sokhandan (Irã) e Mohammadreza Mansouri (Irã)
Cartões amarelos: Gabriel Jesus (BRA). Andreas Maxso (DIN)
Gols: Gabriel Barbosa (25’ 1T), Gabriel Jesus (39’ 1T) e (34’ 2T), Luan (4’ 2T)
BRASIL: Ewerton; Zeca (William), Rodrigo Caio, Marquinhos (Luan Garcia) e Douglas Santos; Wallace e Renato Augusto (Rodrigo Dourado); Luan, Neymar, Gabriel Jesus e Gabriel Barbosa.
Técnico: Rogério Micale
DINAMARCA: Hojbjerg; Desler (Kasper Larsen), Edi Gomes, Gregor e Blabjerg; Maxso, Jonsson, Borsting (Mathias Rasmussen), Jacob Larsen e Vibe; Brock-Madsen (Scov).
Técnico: Niels Frederiksen