Na lista de lesionados e cortados antes da Copa, uma das seleções que mais sofreu foi a Colômbia, que perdeu cinco jogadores importantes do elenco. O principal deles é, sem dúvida, o artilheiro Radamel Falcao García, que ainda viveu a expectativa de atuar. Por isso, quando entrar em campo neste sábado, às 13h, no Mineirão, os colombianos tentarão superar essa perda contra a Grécia.
Sem esses cinco jogadores, o técnico argentino José Pekerman adotou o silêncio e o mistério para iniciar o Mundial, apesar de garantir que todo o grupo já superou os cortes por lesão. O grupo, que se instalou no CT do São Paulo, em Cotia, é o trunfo colombiano por contar com peças talentosas, como James Rodriguez e Freddy Guarín, e Pekerman se apoia nisso para encerrar as lamentações.
“Sofremos muito. Isso é bom, porque sai de dentro. Esta é uma família e sempre tem sido um grupo assim, muito unido. Como toda família, enfrentamos os problemas, mas isso ficou para trás. As lesões ficaram para trás. Não vamos falar mais disso. Vamos falar da potencialidade destes jogadores. Somente nos concentramos em como podemos ferir a Grécia”, destacou Pekerman.
Para ferir os gregos, a maior dúvida está, realmente, no sistema ofensivo, mais precisamente na questão de quem poderia substituir melhor o artilheiro Falcao. Quem parece ter largado na frente é Ibarbo, o mais indicado para fazer dupla com Teófilo Gutierrez. Entretanto, Jackson Martinez, artilheiro no Porto (POR), e Carlos Bacca, que fez grande temporada no Sevilla (ESP), correm por fora.
Do lado grego, o histórico sempre induziu um time defensivo, mais cauteloso e atacando o adversário com raridade, mas essa não é a lógica do time atual. O técnico Fernando Santos, que já revelou que não segue no comando após a Copa, sinalizou a Grécia com um trio de ataque artilheiro, formado por Samaras, Salpingidis e Mitroglou, o maior destaque da Seleção.
“Os colombianos não devem se preocupar apenas com a defesa da Grécia e sim com a equipe inteira. Não estamos aqui para passear, viemos para ganhar e vamos jogar para ganhar. Antes de se preocuparem em marcar gols na nossa equipe, os colombianos terão que se preocupar em como não sofrê-los”, promete Fernando Santos.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA X GRÉCIA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 14 de junho de 2014, sábado
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)
COLÔMBIA: Ospina, Zuniga, Yepes, Carlos Valdés e Armero; Aguilar, Carlos Sánchez, Cuadrado e James Rodríguez; Victor Ibarbo (Jackson Martínez) e Teófilo Gutiérrez
Técnico: José Pékerman
GRÉCIA: Karnezis, Holebas, Sokratis, Manolas e Torosidis; Samaris, Katsouranis e Maniatis; Samaras, Mitroglu e Salpingidis
Técnico: Fernando Santos