No sufoco, o Vila Nova venceu o Joinville por 2 x 1 na noite de terça-feira, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em partida da 19ª rodada, a última do primeiro turno da Série B 2016. Mesmo atuando com um jogador a mais durante boa parte do segundo tempo, o clube colorado só conseguiu o gol do triunfo nos minutos finais, em pênalti mal marcado. Joãozinho, no primeiro minuto do jogo, e Moisés, de pênalti, aos 42 da etapa final, marcaram para o Tigrão, enquanto Danrlei descontou para os catarinenses aos 14 do primeiro tempo.
Com o resultado, o Tigrão chega aos 25 pontos, subindo para a 10ª posição, enquanto o JEC, que segue com 17 pontos, segue na zona de rebaixamento, na 18ª posição. As equipes só voltam a campo no dia 19 de agosto, uma sexta-feira, na abertura do segundo turno. Às 20h30, o time colorado enfrenta o Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em Bragança paulista. No mesmo horário, o Joinville recebe o Luverdense na Arena Joinville.
1º Tempo
O começo de partida não poderia ser melhor para o time da casa. No primeiro minuto, na primeira jogada ofensiva, o Vila abriu o placar: Joãozinho avançou e passou para Moisés, que fez papel de pivô e rolou para o próprio Joãozinho, que acertou um lindo chute de canhota, com o lado externo do pé, mandando no ângulo: Vila 1 x 0.
O Tigrão continuou pressionando a saída de bola visitante e quase ampliou aos 12, quando Fabinho completou de primeira um cruzamento da esquerda, mas a bola carimbou o corpo de Fernandinho e não entrou.
No seu primeiro lance de ataque, o Joinville chegou ao empate, em lance, no mínimo, inesperado. Da lateral, Danrlei mandou um chutão e a bola não só foi na direção do gol, como entrou na gaveta, deixando tudo igual: 1 x 1.
Aos 21, Moisés avançou pelo centro, entrou na área e chutou rasteiro. Aranha fez linda defesa, mandando para fora. A resposta do JEC veio aos 28, quando Jael chutou direto falta de longa distância do bico da grande área pela esquerda e Saulo caiu para espalmar. No minuto seguinte, Bruno Ribeiro avançou pela ponta direita, entrou na área e chutou cruzado. Saulo defendeu sem dar rebote.
O restante do primeiro tempo foi dominado pelo Vila. Aos 31, Jean Carlos cobrou falta com força, a bola tocou na barreira e passou raspando a trave. Aos 36, Joãozinho pegou mal e a bola sobrou com Jean Carlos, que arriscou da entrada da área e mandou perto da trave. Aos 42, Joãozinho aciona Fernando Neto, que domina e arrisca da entrada da área. Aranha defendeu o chute rasteiro. A última oportunidade, no entanto, foi do Joinville, que quase virou com um gol olímpico: Fernandinho cobrou escanteio direto e a bola passou perto do ângulo de Saulo.
2º Tempo
O Vila deu mostras que iria pressionar em busca da vitória já na volta para o segundo tempo, com Frontini no lugar de Reginaldo. No primeiro minuto, Bruno Oliveira fez bela jogada pela direita, puxou para o meio e bateu de canhota. Aranha defendeu sem rebote.
A partida perdeu intensidade nos minutos seguintes e só voltou a ter um ritmo mais acelerado a partir dos 12 minutos, quando o JEC ficou com um jogador a menos. Thomas, camisa 10 do Joinville, atrapalhou a cobrança de falta do Vila, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Aos 14, Jean Carlos chutou forte da entrada da área e Aranha defendeu em dois tempos. Dois minutos depois, Jean arriscou chute rasteiro da entrada da área e a bola passou perto da trave.
Aos 30 minutos, Jean Carlos cobrou escanteio e Frontini cabeceou sobre o gol catarinense. Aos 38, após cruzamento da direita, Moisés cabeceou para o chão. A bola quicou e ficou nas mãos de Aranha.
Aos 41 minutos aconteceu o lance capital da partida: Robston fez lançamento longo e o zagueiro Ligger colocou a mão na bola. A arbitragem marcou pênalti, apesar das justas reclamações catarinenses de que o atleta estava fora da área, e, na cobrança, Moisés chutou rasteiro, com força e a bola passou embaixo de Aranha: Vila Nova 2 x 1 Joinville. Depois disso, o clube catarinense não teve forças para buscar o empate o confronto acabou com triunfo colorado.
Ficha Técnica:
Vila Nova 2 x 1 Joinville
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia
Horário: 19h15
Data: 02 de agosto de 2016
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Bruno Cesar Chaves Vieira (PE) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
Público: 4.742 pagantes
Renda: R$ 71.235.00
Cartões amarelos: Thomas e Fernandinho (JEC)
Cartão vermelho: Thomas (JEC)
Gols: Joãozinho (VILA) a 1′ 1T (1-0); Danrlei (JEC) aos 14′ 1T (1-1) e Moisés (VILA) aos 42′ 2T (2-1).
VILA NOVA: Saulo; Bruno Oliveira, Guilherme Teixeira, Reniê e Marcelo Cordeiro; Reginaldo (Frontini), Caíque (Robston), Jean Carlos; Joãozinho, Fabinho (Fernando Neto) e Moisés.
Treinador: Guilherme Alves.
JOINVILLE: Aranha; Reginaldo, Danrlei, Fabiano Eller e Fernandinho (Murilo); Naldo, Kadu, Everton Silva (Tinga), Bruno Ribeiro (Ligger) e Thomas; Jael.
Treinador: Lisca.