Se alguém pedisse para apontar, antes de iniciar o evento, qual das 11 lutas do UFC Fight Night 32 promete mais, é provável que a grande maioria apontaria para Cezar Mutante e Daniel Sarafian, que farão o co-evento principal da noite de sábado (09), em Goiânia. Não pela tradição, mas sim por tudo que gira em torno da luta, que era aguardada para a final do The Ultimate Fighter Brasil 1 e não aconteceu pela lesão de Sarafian.

Para apimentar ainda mais esse combate, Sarafian deu declarações ao site “Combate.com” contra Vitor Belfort, que fará a luta principal da noite contra o americano Dan Henderson, e que é amigo pessoal de Cezar Mutante. Sarafian disse estar com raiva de Belfort por ele ter ido a sua academia, acompanhado alguns de seus treinos e depois ter pedido ao UFC que “casasse”a luta com Mutante.

É muito estrelismo, é muita vontade de aparecer mais que os outros, é muita hipocrisia ficar falando de Deus e, nas atitudes, acho que é um zero à esquerda. Foi na minha academia em São Paulo, quis ficar sarafian ufc thiagoMde amizade, quis ficar de conversa, quis treinar junto, e pediu luta (entre Sarafian e Mutante) para o UFC. Estava com raiva do Vitor. Na verdade, não quero sentir nada por ele, nem raiva, nem amor, nem p… nenhuma”, esbravejou Sarafian ao site “Combate.com”.

Mutante tentou ficar alheio a tudo isso e destacou que mal sabia da polêmica, por estar concentrado apenas na luta de sábado. De qualquer forma, mostrou que o desejo é de bater Sarafian no sábado e que a declaração de Sarafian em nada abala o relacionamento entre os dois.

“De jeito nenhum. O que ele tem como Vitor é com o Vitor, comigo é diferente. Eu nem li o que aconteceu, só fiquei sabendo por cima, pelo que me falaram. Estou concentrado na luta e no que eu tenho que fazer no sábado. Não quero saber de polêmica, só estou concentrado no que eu tenho que fazer: eu tenho que ir lá e vencer o Sarafian, e isso eu vou fazer”

Final adiada

De qualquer forma, ainda fica a dúvida do público, fã de MMA, de como teria sido o resultado da final do TUF Brasil 1 caso Sarafian estivesse saudável. Mutante ressalta que nunca existiu nenhuma dúvida na cabeça dele, pois o foco que ele atingiu no programa o faria vencer qualquer adversário na decisão. O que ele quer agora é provar, em um novo momento, que pode vencer e subir mais degraus no ranking do UFC.

mutante ufc thiagoM“Essas dúvidas ficaram na cabeça do público, não na minha. Eu levei o programa até as últimas consequências e pra quem não sabe, duas semanas antes da luta, eu rompi todos os ligamentos do joelho esquerdo, todo mundo sabe que eu lutei e na semana seguinte, fui operado. Quem estivesse na minha frente lá, eu tenho certeza que venceria. No meu coração agora, é uma nova história, eu quero ser um top 10 e vou buscar isso. O Sarafian é um cara duro, mas é só mais um oponente para eu subir o degrau”

Os dois lutadores se conhecem muito bem pelo convívio que tiveram na casa do TUF e até por terem treinado juntos naquele momento. Até por isso, Cezar Mutante prometeu um novo estilo de luta no sábado, algo que Sarafian não acredita muito. Para ele, ninguém muda a forma de combater de uma hora para a outra e por isso, a estratégia que ele traçou para nocautear Mutante é a mais acertada.

“Eu tenho a minha estratégia em cima dos fatos, em cima de lutas passadas e do que eu conheço dele em treino. Tenho certeza que ele evoluiu, é um cara dedicado, tenho certeza que ele possa ter uma mudança ou outra, mas todo lutador tem um padrão. Mude de equipe, mude de treinador, não é fácil assim você mudar de um estilo Mike Tyson para um estilo Muhammad Ali. Não é da noite pro dia, não é assim que funciona.